Topo

Real Madrid é segundo, e megaconfronto está quase garantido na Champions

Julio Gomes

21/11/2017 20h00

O Real Madrid fez a parte dele. Foi ao Chipre e meteu 6 a 0 no APOEL, um desses figurantes da Liga dos Campeões da Europa. Só que o Tottenham, que no ano passado foi uma das decepções na Champions, não está para brincadeira. Virou e ganhou por 2 a 1 do Borussia, em Dortmund, e garantiu a primeira posição do grupo H com uma rodada de antecipação.

A diferença entre Tottenham e Real é de três pontos, mas os ingleses têm a vantagem do desempate no confronto direto contra o espanhóis (uma vitória e um empate). O Real, como segundo colocado, dificilmente fugirá de um megaconfronto nas oitavas de final. O sorteio será realizado ao final da fase de grupos.

O Real não poderá enfrentar nem Tottenham nem algum time espanhol (Barcelona ou Sevilla). Quem sobra? Atenção:

Manchester United. PSG. Liverpool. Manchester City. Chelsea ou Roma. Besiktas.

United e PSG não garantiram ainda a primeira posição, devem fazê-lo nesta quarta. O Liverpool depende de uma vitória na última rodada para ser primeiro. Chelsea e Roma ainda decidem a primeira posição do grupo C, com favoritismo para o Chelsea. Manchester City e Besiktas são primeiros matematicamente.

 

Imaginem só. Real x PSG? Real x City? Real x United? Logo nas oitavas? Uau.

Pode ser um Real x Liverpool também. Mas antes o Liverpool vai precisar levantar a cabeça. Os Reds venciam o Sevilla por 3 a 0 no intervalo, fora de casa, e cederam o 3 a 3. Lembram daquela final de Istambul, contra o Milan, em 2005? Pois é. Há raios que caem no mesmo lugar, se o lugar for o Liverpool Football Club.

O Liverpool lidera o grupo E com 9 pontos, o Sevilla tem 8 e o Spartak Moscou tem 6. Sorte de Liverpool e Sevilla que o Spartak só empatou em casa com o fraco Maribor, levando gol nos acréscimos.

Na última rodada, jogam Liverpool x Spartak e Maribor x Sevilla. É verdade que uma vitória garante o Liverpool em primeiro, mas uma derrota irá eliminar o time inglês – ao Spartak, basta uma vitória simples para entrar.

Se Chelsea e Liverpool mantiverem o favoritismo, a chance será de 66,7% de o Real Madrid enfrentar um gigante inglês nas oitavas. Se for um deles, vai ser o PSG. Ou o Besiktas.

Sensação turca

Pepe, Medel, Adriano (ex-Barça), Quaresma, Negredo, Babel. Todos jogadores rodados, experientes, de quem você já ouviu falar, já viu algumas partidas. Eles estão todos nos mesmo time, o Besiktas, bicampeão turco. Um time com experiência e bola, comandado por um dos grandes treinadores turcos da história, Senol Gunes, que levou seu país ao terceiro lugar na Copa-2002. O toque de talento vem dos pés de Talisca.

O Besiktas garantiu nesta terça, com uma rodada de antecipação, a primeira colocação no grupo G, possivelmente o mais encardido desta fase da Liga dos Campeões da Europa. Um grupo com o Porto, líder em Portugal e com muita história no torneio, com o Monaco, campeão francês e semifinalista europeu, e com o RB Leipzig, vice-campeão alemão e atual vice-líder da Bundesliga.

Sim, todos vão querer pegar o Besiktas nas oitavas de final. Vai ser o rival predileto dos segundos colocados no dia do sorteio. É plausível querer enfrentar o Besiktas. Mas daí a achar que vai ser fácil…

Não sabemos como o campeão turco estará em fevereiro. Mas ele ameaça ser o Monaco dessa temporada. A sensação, aquele time em quem ninguém apostava uma ficha sequer.

Por falar em Monaco…

A decepção total foi consumada com a goleada sofrida nesta terça, em casa. 4 a 1 para o Leipzig. Foi uma noite trágica para o ótimo zagueiro Jemerson, convocado por Tite para os últimos amistoso da seleção. O primeiro gol foi dele, contra. E o segundo foi uma entregada monumental de Jemerson para o ataque do Leipzig resolver.

O Monaco está eliminado da Champions e até da Europa League. Só sobra o Campeonato Francês. Se quiser ter qualquer chance de bicampeonato, precisa ganhar o clássico contra o PSG, domingo, e diminuir a diferença para três pontos.

Quem também decepcionou na Champions foi o Borussia Dortmund, que está desabando na Bundesliga e hoje levou a virada do Tottenham. O que prometia ser o "grupo da morte" foi um passeio para Tottenham e Real Madrid. O Borussia fez apenas dois pontos em cinco jogos.

Napoli depende de Guardiola

O Napoli, líder da Série A italiana e um dos times mais legais da temporada, fez sua parte. Meteu 3 a 0 no Shakhtar Donetsk. O problema é que a ordem dos jogos faz o Napoli depender do Manchester City em uma hora, digamos, não ideal.

Para entrar, o Napoli terá de vencer o Feyenoord – que perdeu todas -, na Holanda, e torcer para que o City vença o Shakhtar na Ucrânia. O problema é que o City já está garantido e em primeiro lugar, e o jogo na Ucrânia será sob muito frio e já perto da tradicional maratona de jogos a que os times são submetidos na Inglaterra, no fim do ano.

Guardiola vai levar o que tem de melhor ajudar o Napoli, que ele tanto elogiou? Veremos.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Real Madrid é segundo, e megaconfronto está quase garantido na Champions - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.


Julio Gomes