Topo

Espanhol começa hoje sem Vinícius Jr, a contratação mais cara da janela

Julio Gomes

18/08/2017 12h08

Sabem quem foi o jogador mais caro da janela de transferências espanhola até agora? Vinícius José Paixão de Oliveira Júnior, nascido em São Gonçalo 17 anos atrás.

Pois é. O Real Madrid pagou 45 milhões de euros ao Flamengo por Vinícius Jr, mas o garoto ainda não vai jogar na temporada 17/18 da Espanha. Talvez chegue ao Real no meio do ano que vem, com 18 anos completos e podendo assinar contrato. Talvez fique no Flamengo até o fim do próximo Brasileirão. Ou talvez, dependendo da escolha dos espanhóis e do amadurecimento do garoto, só vá no meio de 2019, daqui a duas temporadas.

É um projeto de longo prazo, na tentativa de encontrar o próximo Neymar. Até aí, normal. Pagar pouco e correr alto risco com a perspectiva de grande retorno, esse modelo é conhecido no futebol. O que acontece é que, no caso Vinícius Jr, não se pagou pouco. Vamos ver no que o garoto vai dar. Em alguns anos, daremos risada desse valor – para bem ou para mal.

Até que o Barcelona consiga (ou não) trazer Philippe Coutinho e/ou Dembélé, a contratação de Vinícius Jr, concretizada em maio, fica como a mais cara da janela espanhola, que fecha em 31 de agosto.

O campeonato começa nesta sexta com dois jogos (Leganés-Alavés e Valencia-Las Palmas). No domingo, o Barcelona estreia contra o Betis, no Camp Nou, e o Real Madrid faz sua primeira partida em La Coruña.

A segunda transferência mais cara do verão espanhol é outro brasileiro: Paulinho. O Barcelona pagou aos Guangzhou Evergrande, da China, os 40 milhões da cláusula rescisória.

E esses são os únicos brasileiros na lista de 15 maiores contratações de clubes da Liga espanhola para a temporada.

Mais para frente na lista, vão aparecer Léo Baptistão, sem espaço no Atlético de Madri, vendido ao Espanyol. E o goleiro Neto, ex-Juventus, que chega para ser o substituto de Diego Alves no Valencia. Ambos por 7 milhões de euros. Guilherme, ex-volante da Portuguesa e do Corinthians, foi comprado pelo La Coruña por 5 milhões junto à Udinese.

Aqui está a lista das 10 contratações mais caras da janela espanhola (valores em Euros, fonte diário Marca:

1- Vinícius Jr (BRA/Flamengo-Real Madrid) – 45 milhões (segue no Flamengo por empréstimo)

2- Paulinho (BRA/Guangzhou-Barcelona) – 40 milhões

3- Vitolo (ESP/Sevilla-Atlético) – 36 milhões (emprestado ao Las Palmas até janeiro)

4- Nelson Semedo (EQU/Benfica-Barcelona) – 30 milhões

5- Théo Hernandez (FRA/Atlético-Real Madrid) – 26 milhões

6- Luis Muriel (COL/Sampdoria-Sevilla) – 20 milhões

7- Simone Zaza (ITA/Juventus-Valencia) – 18 milhões (já estava no clube por empréstimo)

8- Daniel Ceballos (ESP/Betis-Real Madrid) – 17 milhões

9- Enes Unal (TUR/Manchester City-Villarreal) – 14 milhões

10- Rúben Semedo (POR/Sporting-Villarreal) – 14 milhões

11- Simon Kjaer (DIN/Fenerbahce-Sevilla) – 12,5 milhões

12- Gerard Deulofeu (ESP/Everton-Barcelona) – 12 milhões

13- Pablo Fornals (ESP/Málaga-Villarreal) – 11 milhões

14- Éver Banega (ARG/Inter de Milão-Sevilla) – 9 milhões

15- Nolito (ESP/Manchester City-Sevilla) – 9 milhões

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Espanhol começa hoje sem Vinícius Jr, a contratação mais cara da janela - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.


Julio Gomes