Topo

Por que, afinal, Neymar apanha tanto?

Julio Gomes

07/10/2016 10h30

O jogo de quinta, contra a Bolívia, foi daqueles em que o árbitro nem deveria ser notado. Diferença brutal entre as seleções, sem rivalidade, goleada rapidamente construída. Mesmo assim, o jogo descambou para a violência em vários momentos. No olho do furacão, Neymar. De novo.

Por que será?

Por que jogadores bolivianos desconhecidos perdem tempo e energia descendo a lenha em Neymar? E deram nele, heim…. foram pelos menos duas entradas bem duras, um cotovelaço no rosto e alguns empurra-empurras. Isso tudo já com 2, 3, 4 gols no placar, quando não havia mais disputa.

Tite até demorou para tirar Neymar de campo. Considerando, como o próprio Tite disse, que ele estava "arrebentado" fisicamente, considerando que não parava de apanhar, considerando que já tinha o amarelo, considerando que o jogo estava definido.

Amarelo este que foi tratado como "forçado" – para supostamente não pegar a Venezuela e estar pronto contra a Argentina.

Sinceramente, não vejo por que haver tanto risco assim de um atacante tomar um amarelo contra a Venezuela. E não consigo ver Tite pedindo esse tipo de coisa ao jogador. Ou seja, tenho lá minhas dúvidas sobre o cartão ter sido "forçado". Mas tenho também muitas dúvidas se Neymar, hoje em dia, conseguiria passar ileso de cartões contra a Venezuela.

Será que ele pensou nisso? Porque, se pensou, o teatro foi muito bem feito. Ele realmente parecia bem irritadinho (de novo) em campo. Incompreensível, dado o grande jogo técnico e tático que fez, com roubos de bola, gol e assistências.

Apesar do título olímpico, do reencontro da seleção com o bom e moderno futebol, apesar dos 300 gols na carreira (que marca impressionante essa de Neymar), o garoto parece continuar vivendo em uma vibe "eu contra o mundo".

Não dá para entender tanto nervosismo em campo, tanto stress.

Por que apanha, afinal?

Alguns fãs dirão que apanha porque joga o jogo bonito, vai para o drible, encara, e rivais não gostam disso. Alguns críticos dirão que apanha porque provoca além da conta.

Tendo a ficar com os críticos.

Porque cansamos de ver jogadores melhores, ou pelo menos com carreira mais consistente que Neymar, que não são caçados em campo nem por um minuto. Messi, Cristiano Ronaldo, até mesmo o "maluco mordedor" Suárez. Iniesta, Thomas Muller, Lewandovski, Bale, Griezmann. Por que esses caras não apanham?

Sabem quem apanha? Diego Costa. O que faz Diego Costa em campo? Provoca, provoca, provoca.

Neymar, em termos de atitude em campo, me parece estar mais para Diego Costa do que para Messi. Não é normal que tantos jogadores, de tantos países diferentes, de tantos clubes e seleções diferentes, tenham tanta vontade de bater em Neymar assim de graça.

Não acredito que seja apenas o "desrespeito do drible". Isso me parece conversa para boi dormir. Deve ter muito fala-fala ali no campo. Deve ter muita "humilhação" que faz, no fim das contas, um sujeito resolver dar uma patada no outro. Isso não exime de culpa, de forma alguma, o brucutu da patada. Mas o mundo não é feito de bons e maus, heróis e vilões, como querem nos fazer crer. Há muito cinza no meio desse preto e branco.

Sabem quem é o maior prejudicado? O próprio Neymar. Bobo dele se não perceber.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Por que, afinal, Neymar apanha tanto? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.


Julio Gomes