Topo

Seleção melhora, mas finaliza pouco e ainda conta com a sorte

Julio Gomes

05/06/2016 01h12

Há males que vêm para bem. Se uma coisa boa saiu do festival de cortes na seleção brasileira foi a titularidade de Casemiro antes do que se imaginava.

O bom primeiro tempo contra o Equador, na estreia, não tem a ver somente com Casemiro. Mas o fato é que ajuda muito ter um volante que saiba lançar, que jogue com a cabeça levantada e busque o passe para frente, não somente o festival de passes para o lado que notabilizam Luiz Gustavo.

Para um time tão novo, uma formação inédita, foi uma boa apresentação, apesar do 0 a 0. A defesa se mostrou segura nas poucas estocadas do Equador, que se propôs a jogar apenas no contra ataque. Elias, Renato Augusto e Coutinho não estiveram estáticos. Foi uma boa movimentação, com associações, subidas dos laterais e um Willian tentando cada vez mais ser protagonista.

Jonas e, depois, Gabriel não foram capazes de encontrar os espaços e triangulações para que a boa movimentação resultasse em lances de perigo. O time finalizou pouco, teve problemas no último quarto do campo e foi perdendo intensidade na etapa final. Talvez Hulk devesse ter minutos, pois é o jogador que mais capacidade tem para mudar um jogo com um chute inesperado.

Faltou improviso para quebrar uma defesa bem postada. E faltou agressividade, sangue nos olhos. Mas isso tudo no plano individual, mais do que coletivo.

No final das contas, o time não soube traduzir a superioridade em ocasiões de gol. E ainda contou com a sorte para sair com o 0 a 0. Um erro do bandeirinha, que apontou um tiro de meta ao considerar que uma bola havia saído, evitou o gol do Equador no que seria o maior frango já visto de um goleiro da seleção. Alisson precisa mandar um presente para o assistente, o futuro dele estaria comprometido com uma falha de tal porte.

Foi um mau resultado. E a falta de chances de gols é preocupante. Mas, com o cenário de um time novo e desentrosado, há alguns motivos para imaginar algo legal pela frente.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Seleção melhora, mas finaliza pouco e ainda conta com a sorte - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.


Julio Gomes