Topo

Em um jogo horroroso, 1 a 0 é goleada para o São Paulo

Julio Gomes

11/05/2016 23h47

Cada vez sou mais crítico da regra do gol qualificado. Seja aqui, seja na Europa, cada vez mais os técnicos se apaixonam pelo 0 a 0 no jogo de ida de eliminatórias com a regra do gol fora de casa como critério de desempate.

É bom para todo mundo!

Pelo menos no papel. Para quem joga em casa, dá o direito de empatar o jogo de volta, fora de casa. Outro 0 a 0 leva a pênaltis, empate com gols classifica. E para o visitante também é bom, lógico. Empata fora e depois "só" precisa ganhar em casa.

Assim sendo, os jogos de ida estão mais e mais chatos.

O 0 a 0 no Morumbi, entre São Paulo e Atlético, estava escrito. E seria o resultado mais condizente para a partida.

Mas o Atlético Mineiro deu mostras de ter problemas na bola parada. O São Paulo só levou perigo assim no jogo inteiro. Na terceira bola perigosa alçada à área na etapa final, chegou ao gol.

Uma verdadeira goleada, dado o péssimo nível técnico apresentado no Morumbi.

Michel Bastos fez o gol. Ele, que entrara na etapa final e tinha o nome gritado pela torcida – como o tempo passa rápido, não é mesmo? Ah, o torcedor.

Com 15 minutos de jogo, cinco cartões amarelos. Foram sete no primeiro tempo. Carrinhos que não acabavam mais, tabefes, empurrões, entradas feias. O primeiro tempo foi de pancadaria, intensidade, bola sendo disputada como se fosse um pedaço de carne. Mas bola mesmo… nada.

Já não é de hoje que os times brasileiros jogam "ao estilo Libertadores". Chutão, falta, "garra"… e pouca bola. Alguns vão culpar o fato de os times serem comandados por um técnico argentino e outro uruguaio. Acho que o buraco é mais embaixo.

Do jeito que dava para ouvir torcedor comemorando aquelas rachadas de bola para o mato. E que jogadores batem no peito gritando para comemorar lateral… é, acho que o buraco é mesmo bem mais embaixo.

No segundo tempo, os times voltaram menos pilhados. O que evitou que acabassem com vários expulsos. O Atlético teve alguns contra ataques, o São Paulo ameaçou em bolas paradas – e marcou na terceira. Mas o fato é que as limitações de Atlético e São Paulo ficaram para lá de expostas.

O Atlético não terá Rafael Carioca, Junior Urso e possivelmente Robinho para a volta. Desfalques sensíveis. O principal: não terá o gol fora levado para o Independência. Vai ter de construir uma boa vitória, contra um São Paulo que certamente irá a BH para se defender e tentar um golzinho qualificado.

Bauza, de novo aos trancos e barrancos, vai ficando perto de outra semifinal de Libertadores. Sair com um 1 a 0 de um jogo horroroso como este… é de se levantar a mão para o céu.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Em um jogo horroroso, 1 a 0 é goleada para o São Paulo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.


Julio Gomes