Topo

Atlético e Corinthians: matemática e contexto indicam que não haverá empate

Julio Gomes

31/10/2015 08h00

No rádio, ouvi na sexta-feira uma sessão de palpites em que houve unanimidade: o Atlético e Corinthians de domingo acabará empatado. Dois dos colegas (não vem ao caso quem) são corintianíssimos. Como o são tantos amigos que, nos últimos dias, clamaram pelo empate.

É como se apenas dois resultados fossem possíveis no Independência: ou dá Galo e o campeonato respira; ou empata e o campeonato praticamente acaba. Parece que uma vitória corintiana está sendo vista como algo tão distante que nem os próprios torcedores falam dela.

Pois eu vou contra a maré. Na minha visão, o empate é um resultado improvável domingo. Acho muito difícil que aconteça. Ou o Atlético ganha, fica a cinco pontos e renova o sonho. Ou o Corinthians ganha, abre 11 e já abre a champanhe também no vestiário.

Alguns dados aqui.

Os matemáticos da Federal de Minas (aliás, super recomendo o site da UFMG para quem gosta de estatísticas e probabilidades: http://www.mat.ufmg.br/futebol/index.html) dizem que o resultado MENOS provável no domingo é o empate. São 40,55% de chances para o Atlético, 32,27% para o Corinthians e 27,18% para o empate.

No Sportingbet, no entanto, um dos principais sites de apostas do mundo, a coisa é diferente. Vitória atleticana paga 1,80 para 1. O empate paga 3,30. Menos que vitória corintiana, que paga 4,00.

Como mandante, o Atlético é o terceiro melhor time do campeonato. Em casa, ganhou 12, empatou 1 (Santos) e perdeu 3 (Cruzeiro, Grêmio e Atlético-PR). Ou seja, das vezes em que tropeçou, mais perdeu que empatou.

Já o Corinthians, melhor visitante, ganhou 7, empatou 6 e perdeu 3 fora de Itaquera. O líder do campeonato perdeu do terceiro (Grêmio), do quarto (Santos) e do sexto (Inter) quando saiu. Não perdeu do quinto (São Paulo) porque teve um pênalti perdoado no final. E agora encara o segundo colocado.

Ou seja, os empates do Corinthians fora de casa não vieram contra os times imediatamente abaixo dele na tabela.

É claro que para o Corinthians o empate estaria de ótimo tamanho. Mas Tite sabe bem, melhor do que eu, que não conseguirá ficar 90 minutos suportando um 0 a 0, especulando com o resultado. A pressão será grande. O Corinthians precisa de alternativas fortes de contra ataque.

Aliás, foi assim que ganhou por 1 a 0 em Itaquera, no jogo em que alcançou o Atlético ponta. O Galo, que naquele momento era o melhor time do campeonato, foi consideravelmente superior, buscou o resultado, atacou durante metade do primeiro tempo e o segundo tempo inteiro e o Corinthians, em casa, teve nos contra golpes sua melhor arma. Jogou de forma acuada diante da própria torcida.

Se quiser empatar em BH, o Corinthians sairá derrotado e sabe disso. No entanto, se conseguir criar situações, pode sair de lá com uma vitória que não deixará a mínima dúvida sobre o merecimento do campeonato.

O Atlético é um time ofensivo, que se expõe e busca o resultado. Essa é a marca do time sob a batuta de Levir Culpi. Não será diferente contra o líder, em um jogo em que só a vitória interessa para lavar a alma dos torcedores e dos próprios jogadores.

Se o jogo chegar empatado aos 10, 15 minutos finais, o Atlético sairá desesperadamente atrás da vitória, como se fosse um jogo de mata-mata. E o campo se abrirá ao Corinthians. Esse cenário é bastante possível, ainda que seja impossível dizer que ele ocorrerá.

Assim como os matemáticos, e ainda por cima com a fundamental ausência de Elias, considero o Atlético favorito. Mas, assim como os matemáticos, acho que a chance de vitória do Corinthians, acabando com a disputa, é bastante maior que a do empate.

Já se o Atlético ganhar, o campeonato dá uma animada – ainda que considere quase impossível o título não ficar em Itaquera.

Na rodada seguinte teríamos um Corinthians x Coritiba e Figueirense x Atlético, ou seja, chances maiores de tropeço do Galo no papel, mas difícil imaginar vindo de uma vitória no Independência. Na outra rodada, São Paulo x Atlético e Vasco x Corinthians. Se eles estiverem separados por cinco pontos, essa 35a será uma rodada gigantesca. Ou o Corinthians fará um resultado igual ou melhor que o Galo, mantendo a tranquilidade. Ou o Galo diminuirá para dois ou três pontos, e aí a rodada seguinte, a antepenúltima, é de Corinthians x São Paulo e Atlético x Goiás. E aí a coisa se define. Porque a tendência nas últimas duas rodadas é quem estiver na frente ganhar as duas e colocar a faixa.

Se o Atlético ganhar domingo, é bem possível que ganhe as cinco partidas seguintes. E aí a dobradinha contra o Vasco e contra o São Paulo, podendo empatar as duas ou perder uma, selará o título – ou não – do Corinthians.

É uma final, um jogo imperdível no domingo. Se eu fosse apostar na loteria, iria de Atlético. Mas, se tivesse um duplo, seria aberto. E você? Aposta em quem?

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Atlético e Corinthians: matemática e contexto indicam que não haverá empate - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.


Julio Gomes