PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

Time ideal do Brasileiro deveria ser o Flamengo de 1 a 11

Julio Gomes

09/12/2019 12h11

A segunda-feira pós-Brasileirão é o dia das premiações. Tem a da CBF, tem a Bola de Prata, que é a mais tradicional, e tem um monte de "times ideais" sendo construídos nas mesas redondas Brasil afora.

Como escalar um time ideal do Brasileirão que não seja inteiro do Flamengo?

Possivelmente veremos a escalação de Jorge Jesus "furada" aqui e ali. Talvez no gol, talvez em alguma lateral, talvez no meio de campo no lugar de Arão, talvez até no ataque, se derem um jeito de encaixar alguém no lugar de Éverton Ribeiro.

O campeonato foi o melhor em muito tempo, apesar da rotação de técnicos continuar alta e inaceitável. Houve times jogando bom futebol por um bom tempo. O Fortaleza de Ceni, o Bahia de Roger, o Palmeiras de Felipão antes da Copa América, o Santos de Sampaoli quase o tempo todo, o Athlético-PR idem, até o São Paulo de Diniz e o Corinthians de Coelho tiveram seus momentos.

É possível montar um time B decente, até. Vamos lá? Um 4-3-3 sem centroavante:

Douglas (Bahia) seria meu goleiro, ainda que Santos mereça menção honrosa. Fágner, Gustavo Gómez, Lucas Veríssimo e Reinaldo, defesa com um jogador de cada grande paulista. No meio, Bruno Guimarães (Athletico), Matheus Henrique (Grêmio) e Carlos Sánchez (Santos). No ataque, Éverton Cebolinha, Dudu e Soteldo.

Algum deles teria lugar no Flamengo?

Talvez. O Flamengo seria um time melhor do que é com algum desses no lugar de algum dos titulares de Jorge Jesus? Sinceramente, acho que não.

Dudu ou Éverton são inferiores a Bruno Henrique. Talvez sejam melhores do que Éverton Ribeiro? Pode ser, mas são jogadores diferentes, a "seleção" só de flamenguistas perderia consistência no meio de campo. Há zagueiros individualmente melhores do que Rodrigo Caio e Pablo Marí? Pode ser. Mas será que eles fariam a mesma linha alta exigida pelo português?

Aliás, por falar em Jesus, pra mim o trabalho de Sampaoli é mais impressionante. Mas como não ter o português como técnico do campeonato? Afinal, o time inteiro é dele, joga o que joga com ele.

Pela primeira vez, eu simplesmente escalaria o melhor time, de 1 a 11, na seleção do campeonato. O Brasileiro 2019 é o Brasileiro do Flamengo, o melhor time que este país viu jogar neste século.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.

Julio Gomes