Corinthians e Flamengo lideram lista de campeões brasileiros. Qual a tua?
O torcedor flamenguista grita com fervor: heptacampeão! Outros dizem que é apenas hexa.
O palmeirense se proclama decacampeão brasileiro e clama: "quem tem mais, tem 10". Os rivais chamam de "títulos de fax".
A CBF conseguiu, no ato político de 2010 (conectado com Copa do Mundo de 2014, construção de estádios, decisão judicial sobre taça das bolinhas, implosão do Clube dos 13 e renegociações de valores de TV com os clubes individualmente), bagunçar algo que parecia simples: a lista de campeões brasileiros.
A convenção era: o Campeonato Brasileiro, com esta denominação, começou a ser disputado em 1971.
O que veio antes não importa? Importa, e muito. Está na história de cada clube, até porque a década de 60 é a década de ouro do futebol brasileiro, é a era Pelé. Importa. Mas unificação é para lá de polêmica e, repito, foi tomada politicamente.
É uma pena, porque foi tumultuado algo que era bastante simples. Uma lista de campeões. Quem achava que a polêmica seria dizimada cometeu um grave erro de leitura. A polêmica foi, na verdade, CRIADA com a unificação, pois não se debatia a lista de títulos brasileiros antes dela.
Eu tenho um belo pôster do Palmeiras campeão brasileiro de 94 na minha coleção. Tetracampeão brasileiro. Não me lembro de qualquer palmeirense fazendo contestações à Revista Placar pelo termo usado na época. Era uma não-polêmica, que a CBF fez questão de criar com sua canetada.
Todos os meios de imprensa deveriam apresentar as duas listas: a da CBF e a convencional, do Brasileiro a partir de 1971.
Minha lista de campeões brasileiros tem, com o título confirmado no domingo, Flamengo e Corinthians no topo. Porque eu era vivo em 1987 e sei bem que, apesar de a Copa União ter sido uma cretinice, deixando de fora times grandes e que haviam chegado perto da taça um ano antes, ela era, sim, o verdadeiro Brasileiro, reunindo os melhores times do país.
O Flamengo de 87 tinha Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Ailton e Zico; Renato, Bebeto e Zinho. Nem precisei recorrer ao wikipedia. Fique à vontade aí para escalar o Sport.
Minha lista de campeões brasileiros:
7- Corinthians e Flamengo
6- Palmeiras e São Paulo
4- Vasco
3- Cruzeiro, Fluminense e Inter
2- Santos e Grêmio
1- Atlético-MG, Guarani, Bahia, Botafogo, Coritiba e Athlético-PR.
Vá lá! Solte teus demônios na caixa de comentários deste post. Uma coisa é certa: não haverá unanimidade :-)
Obrigado por mais essa, cartolagem! Minha lista está assim. E a tua?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.