Topo
Blog do Julio Gomes

Blog do Julio Gomes

Categorias

Histórico

A boa notícia para o Flamengo é não ganhar o título (ainda)

Julio Gomes

14/11/2019 11h58

O jogo do Flamengo contra o Vasco foi preocupante. À parte a desatenção do time, que parece ter dado uma desligada após a classificação para a final da Libertadores e meio que garantir o Brasileiro, o que temos visto no jogo do Fla são alguns pontos fracos.

Estamos falando, claro, dos buracos no sistema defensivo. Luxemburgo expôs o Flamengo colocando dois meias para jogar entre as linhas (adiantadas) de meio e zaga. O Vasco fez 4 gols, mas, antes dele, CSA, Goiás e Botafogo já haviam causado problemas. É lógico que Marcelo Gallardo está de olho.

A boa notícia do empate contra o Vasco é que o Flamengo não pode mais ser campeão brasileiro antes da Libertadores.

Creio que seria péssimo para o Flamengo a conquista do título uma semana antes. Estaríamos falando de um cenário de festa, de descompressão, de empolgação exagerada.

Além do mais, não se pode perder de vista a chance de o Flamengo perder a final da Libertadores – enfrenta o atual campeão, um ótimo time de futebol.

Não é só aqui no Brasil, mesmo na Europa fica aquela sensação de "última impressão é a que fica" quando um time chega à reta final, ganha um título, perde outro. Dois casos.

No fim da temporada passada, o Liverpool rapidamente esqueceu a frustração gigante de perder a Premier League por um ponto ganhando… a Champions! Já em 2014, o Atlético de Madrid conseguiu o que parecia impossível, ganhar o Campeonato Espanhol. Mas o que ficou no fim da temporada? A derrota sofrida para o Real Madrid na final da Champions, com gol no último minuto.

Vejam o Grêmio, campeão da Libertadores e logo depois perdendo o Mundial para o Real Madrid. Parece uma festa que dura pouco.

No mundo ideal, o Flamengo seria campeão brasileiro depois até do que um possível Mundial! Mas, claro, sabemos que isso é impossível.

Se o Flamengo ganhar do River, logo depois a festança fica duplicada com o Brasileiro, semanas de êxtase, etc.

Se o Flamengo perder do River, nada melhor do que um título brasileiro logo depois para lavar a alma e acabar o ano ótimo de forma maravilhosa. Iria faltar a Libertadores, mas iria sobrar festa e otimismo para o que vem pela frente.

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.

Blog do Julio Gomes