Topo
Blog do Julio Gomes

Blog do Julio Gomes

Categorias

Histórico

Courtois mostra a que veio e dá respiro ao Real; Rodrygo vai bem

Julio Gomes

22/10/2019 18h14

A temporada do Real Madrid, aparentemente, não será tranquila em momento algum. Não é um time confiável, o de Zidane. Não é espetacular, também não é ruim. Pode ganhar tudo, pode ganhar nada.

Hoje, ganhou. Ganhou em um campo difícil, o do Galatasaray, e ganhou um respiro na Champions após o vexame contra o Brugge.

Três nomes próprios marcaram a partida.

Meu destaque vai para Courtois, o goleiro belga que chegou com status de melhor do mundo e nunca conseguiu convencer. Já foi até substituído no meio de jogo nesta temporada.

Mas Courtois fez duas defesas enormes e cruciais nos momentos iniciais da partida, evitando que o Galatasaray abrisse o placar e deixasse o Real Madrid contra as cordas. Depois do 0-1, anotado por Kroos, o goleiro voltou a aparecer para garantir a vitória.

O grupo será do PSG, mas o Real Madrid encaminha a segunda colocação sem grandes contornos dramáticos.

Eu havia falado em três nomes próprios. Valverde vai se transformando em um jogador importante para Zidane, dando ao time um ritmo no meio de campo que Modric não consegue mais dar, dando uma chegada que James não tem dado. E Rodrygo estreou na Champions League, parece que está se colocando à frente de Vinícius Jr nessa espécie de batalha por espaço entre as promessas brasileiras.

Vinícius joga pelo mesmo lado de Hazard, enquanto Rodrygo, pela direita, tem menos concorrência. Jogou bem em Istambul, com coragem e dando profundidade ao time.

Por falar em Hazard, o belga perdeu um gol feito, sem goleiro. É craque, mas não tem feito muita diferença para o Real Madrid na temporada, como se esperava. Ainda pelo lado esquerdo, Marcelo parece ser um jogador ainda fora de ritmo e de forma.

Ainda que o Barcelona tampouco esteja essa maravilha, era favorito contra o Real Madrid no superclássico  que estava marcado para sábado. O adiamento do jogo, com toda a fervura política na Catalunha, é bom negócio para o Real.

Agora Zidane tem uma semana tranquila para trabalhar e, na mira, três jogos em casa, contra Leganés, Bétis (ambos na zona de rebaixamento espanhola) e de novo o Galatasaray.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.

Blog do Julio Gomes