Topo

Julio Gomes

A grande diferença entre Corinthians e São Paulo é a perspectiva

Julio Gomes

26/09/2019 10h02

Os dois têm só o Brasileirão para jogar, os dois têm 35 pontos, nenhum deles acabará nem com o título nem com o vice-campeonato. Os dois têm técnicos em má fase e contestados interna e externamente, que não parecem saber muito bem que caminho seguir.

Corinthians e São Paulo parecem, no papel, estar na mesma situação.

Mas não é bem assim. Se, por um lado, o São Paulo tem um elenco um pouco mais pesado em termos de nomes, por outro o Corinthians mostra uma coisa que o rival não tem: a capacidade de reagir.

Se, por um lado, o São Paulo não ganha nada desde 2012 e virou um baita saco de pancadas nos clássicos paulistas, por outro o Corinthians ganhou três Brasileiros, uma Libertadores e um estádio na década.

O Corinthians deu um vexame incomum fazendo a partida de ida que fez contra o Independiente del Valle. Mas, em uma semana, ganhou do bom time do Bahia e foi eliminado, digamos, dignamente na altitude de Quito. Impossível não pensar no que poderia ter sido da semifinal se a bola de Love não explodisse no travessão no finalzinho do primeiro tempo.

Já o São Paulo, depois das contratações, depois dos bons resultados após a Copa América, parecia estar se posicionando para disputar o título. Eis que chegam as semanas inteiras para trabalhar, períodos longos entre jogos e…

A impressão é que o São Paulo segue sendo o mesmo barco sem rumo destes anos todos. Sabemos que foram muitas administrações indecentes e erráticas, mas algo parecia estar encaixando com Raí, com a chegada de nomes importantes, com o comando de Cuca. Parecia. Já está de volta a sensação de "nada vai dar certo aqui".

Erraram os que, como eu, achavam que o São Paulo mudava de patamar.

Desta vez, apesar das lesões todas, está difícil aliviar a barra de Cuca. É impressionante como o time não tem ideias de jogo, não joga a nada.

Eu nunca gostei do estilo de jogo dos times de Cuca, mas resultados costumavam vir. Hoje, nem perto disso. Sem jogo e sem pontos.

A grande diferença para o Corinthians é a perspectiva.

O Corinthians passa a impressão de paz interna, apesar das dívidas e da falta de amor entre presidente e técnico. Não dá para imaginar Carille na corda bamba ou sendo demitido, apesar de não estar fazendo um trabalho satisfatório.

Há a perspectiva de bom futebol? Não. De vitórias tranquilas? Não. Mas há a perspectiva de continuidade com Carille, de ajustes, resultados chegando, de uma possível terceira ou quarta colocação no fim do campeonato.

Não é que seja muito promissor, mas é uma torcida um pouco mais tranquila por tantos títulos recentes, inclusive o Brasileiro com Carille, tem mais paciência aí neste reservatório.

No São Paulo, o desespero é nítido, o reservatório de paciência já transbordou faz tempo. Nesta toada, a chance de Cuca chegar ao fim do campeonato é zero. Talvez seja melhor mesmo já pensar em 2020.

(atualização: Cuca já não é mais técnico do São Paulo. A roda continua girando do mesmo jeito pelos lados do Morumbi. Para trás)

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.