Topo

Julio Gomes

Será que alguém realmente quer Neymar?

Julio Gomes

13/08/2019 14h46

Bem, a pergunta que dá o título a este post, claro, se aplica apenas a alguns gigantes do futebol mundial. Essencialmente, Barcelona e Real Madrid.

Eu quero Neymar na Portuguesa (risos). Qualquer torcedor de time brasileiro quer Neymar. Qualquer time pequeno ou médio da Europa quer Neymar. Por que? Porque todos os citados aqui seriam clubes sabedores da impossibilidade financeira de ter um jogador do nível de Neymar. Portanto, claro que querem.

Mas e os que efetivamente PODEM ter Neymar?

Aí, o grupo se reduz bastante. É o PSG, por causa do dinheiro do Catar. É a Juventus, único clube grande com as finanças bastante saudáveis na Itália. É o Bayern, na Alemanha. São os ingleses. E são Barcelona e Real Madrid.

Para o nível técnico dele e o dinheiro que "precisa" ganhar, é isso. E, entre esses, aí sim, eu faço a pergunta lá de cima. Será que alguém realmente quer Neymar?

O Paris quis, errou, agora precisa de alguma maneira minimizar o erro. Os ingleses não querem, e essa para mim é a prova mais contundente da mal-sucedida gestão de carreira feita por Neymar pai. As portas do mercado mais rico estão simplesmente fechadas.

A Juventus tem Cristiano Ronaldo, o Bayern não faz esse tipo de loucuras. E sobram apenas Real Madrid e Barcelona.

O Real já quis – e muito. Aliás, todo mundo queria, o Real, Florentino, Ronaldo, Neymar pai, Vágner Ribeiro. Menos… Neymar. Que queria jogar no Barcelona. Hoje, o Real não quer tanto. Por causa do pacote Neymar e da imagem arranhadíssima de um ano para cá. Da Copa da Rússia para cá, é um erro de gestão atrás do outro.

E o Barcelona? Messi quer. Muitos sócios, não. Esportivamente seria importante, mas não é que esteja faltando jogador ali na frente. Griezmann acabou de chegar.

A impressão que eu tenho é que é mais fácil saber o que eles não querem.

O que o Barcelona não quer é que Neymar vá parar no Real Madrid. E o que o Real Madrid não quer é que Neymar volte a Barcelona, se sinta bem e vire um jogador importante no maior rival por muitos anos.

As notícias fazem parecer que ambos estão se matando para ter Neymar. Isso aconteceu lá em 2011, não agora. O que está acontecendo agora é um show de vazamentos para transformar a negociação em algo um pouco mais sofrido para o outro.

Pensem bem: a quem interessa essa briga forjada. A Neymar, oras. E até ao PSG. Se a negociação segue como estava (PSG não faz questão dele, Neymar quer sair, mas só pro Barcelona), fica muito bom para o Barcelona, concordam? Que tal fazer a vida do Barça um pouco mais dura nessa mesa de negociação? Que tal contar pra todo mundo que o Real Madrid também está na briga? Para o próprio Real é bom fazer isso.

Será que alguém realmente quer Neymar? Talvez o Barça queira, talvez o Real queira, apesar de tantas ressalvas. Mas o que eles realmente querem, acho eu, é que Neymar fique em Paris, vá pra China, se aposente… o que seja. Desde que não jogue com a camisa do outro.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.