Topo
Blog do Julio Gomes

Blog do Julio Gomes

Categorias

Histórico

O PSG vai fazer Neymar passar pelo mesmo processo de Coutinho?

Julio Gomes

17/07/2019 17h51

Onde vai jogar Neymar na próxima temporada?

Esta é a pergunta que mais agita o mercado da bola europeu. Afinal, estamos falando do jogador mais caro da história, um top 5 do futebol mundial e que já disse aos sete ventos que não quer ficar em Paris.

O problema: não tem ninguém se estapeando por ele.

Neymar é caro. Não só pelo preço de compra, mas de manutenção (salários). E muita gente olha com cautela para um investimento como este, pois ele teria repercussões dentro de qualquer vestiário, podendo melindrar ou inflacionar outros salários, além do "custo do pacote Neymar", com as polêmicas fora de campo e o pai, claro, se metendo em assuntos onde empresários não deveriam se meter.

A entrega esportiva compensa tudo isso?

Essa é a pergunta principal. No PSG, até agora, não compensou. No Barça, de 2013 a 2017, compensou.

Na Inglaterra, as portas estão fechadas, pois os poucos que têm bala não parecem interessados. E, por lá, a fama de "cai cai" fala mais alto que em outros lugares.

Na Itália, quem tem dinheiro tem Cristiano Ronaldo. Na Alemanha, quem tem dinheiro não costuma investir em superestrelas. Sobram apenas Real Madrid e Barcelona.

O Real já namorou Neymar por muito tempo e é o sonho do pai. Mas, com as polêmicas recentes, com Zidane, os altos investimentos já feitos e com o sonho de trazer Mbappé, o Real não parece mais querer Neymar.

Sobra o Barcelona. Que quer. Mas já gastou 225 milhões de euros no mercado, trazendo Griezmann, De Jong e outros. Para respeitar as regras financeiras da Uefa, o Barça PRECISA colocar no pacote Philippe Coutinho e outros jogadores de valor. Não será uma negociação fácil com o PSG.

Até porque o PSG sabe de tudo isso e não precisa de dinheiro, o caixa do clube é o caixa de um país, o Catar. E um país não vive exatamente de lucrar com futebol. E, sim, com imagem. Como fica a imagem do Catar sendo tripudiado e feito gato e sapato por um jogador?

Meu palpite?

Neymar fica no PSG.

Vai levar uma canseira, se bobear ficará na geladeira sem jogar, pois o PSG não precisa dele para a primeira metade da temporada, nem domesticamente nem na fase de grupos da Champions.

Se se comportar direitinho, talvez o PSG deixe sair no meio da temporada, em janeiro.

Se criar problemas, talvez o PSG segure pelo ano todo, só liberando no mercado de verão 19/20.

Vai ser mais ou menos o que o Liverpool fez com Coutinho. Sabe que o cara quer sair e, eventualmente, acabará vendendo. Mas não atendendo aos mimos nem às chantagens, atrasos, migués e por aí vai. Vai vender quando o clube quiser, não quando o jogador "exigir".

Aguardemos.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.

Mais Blog do Julio Gomes