Topo
Blog do Julio Gomes

Blog do Julio Gomes

Categorias

Histórico

Flamengo é a grande interrogação na volta do futebol brasileiro

Julio Gomes

10/07/2019 05h00

O que será do Flamengo de Jorge Jesus?

Um time mais ofensivo? Menos? Mais compacto? Mais equilibrado? Mais vencedor?

O Flamengo parece ser o único clube realmente capaz de impedir mais um título brasileiro do Palmeiras. É a grande interrogação. Tem jogadores, camisa, torcida, enfim, os elementos necessários. Mas… o encaixe do trabalho do português é a grande questão.

Jorge Jesus, em resumo, é um grande entendedor de futebol, sabe do riscado, mas pode (eu disse pode) entrar em rota de colisão com muita gente dentro do clube – a preocupação, claro, é a relação com jogadores.

O portuga estreia em um campo historicamente difícil para o Flamengo, a Arena da Baixada, hoje, pela Copa do Brasil.

Pode ser 3 a 0, como pode ser 0 a 3. É muito difícil especular, é necessário esperar para ver um punhado de jogos do Flamengo.

As outras quartas de final da Copa do Brasil são de leitura menos complicada.

Palmeiras e Inter viviam bom momento antes da parada e fazem um duelo muito equilibrado. Porque a superioridade do Palmeiras nos pontos corridos não é transportada automaticamente para uma competição de mata-mata. E se tem alguém que não está sem ritmo de jogo é Paolo Guerrero, após a ótima Copa América.

Grêmio x Bahia viviam momentos opostos antes da parada. Certamente o Bahia chega confiante, pode, sim, surpreender o Grêmio – que não deverá conseguir segurar Everton. Eu apostaria no Bahia um mês atrás, mantenho a aposta.

E o clássico mineiro não tem como não ser afetado pelas páginas policiais que afetam o Cruzeiro. O time jogava mal e não ganhava de ninguém antes da parada, os salários estão atrasados, Rodriguinho está fora e o clima conturbado não ajuda em nada. O Cruzeiro é, no papel, mais time que o Atlético. Mas uma eliminação na Copa do Brasil é possível e pode ter repercussões importantes para Mano Menezes e outros.

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.

Mais Blog do Julio Gomes