Topo

Julio Gomes

Grêmio melhor do Brasil? Só para Renato e fã clube

Julio Gomes

19/05/2019 22h02

O Grêmio tem o melhor futebol do Brasil. O Grêmio tem o melhor futebol do Brasil. O Grêmio tem o melhor futebol do Brasil.

Renato repete, repete, repete e repete. E muita gente cai no conto. Discurso malandro, assertivo, treinador que está nas graças da imprensa, que muita gente quer na seleção, que representa competência e "esperteza"… quem ousa discordar de Renato?

Eu ouso.

Renato é bom, mas é falador. O Grêmio foi o melhor futebol do Brasil em 2017. E não falo isso porque ganhou a Libertadores. Na real, ele ganhou a Libertadores por causa disso. E só não ganhou o Brasileiro porque já estava na terceira ou quarta rodada colocando time reserva em campo. Deixou o Corinthians disparar, não teve fôlego ou interesse para buscar.

Em 2017, ninguém chegava perto do Grêmio. Um time corajoso, agressivo, com muita qualidade com a bola. E que tinha Arthur, que faz muita diferença.

Em 2018, o Grêmio já teve bastante sorte para avançar na Libertadores (lembram do Estudiantes?). Em 2019, sofreu para passar da fase de grupos da Libertadores e agora tem 2 míseros pontos no Brasileiro.

Que o Grêmio jogue essa bola toda é uma lenda urbana. Até o Palmeiras, que não encanta e tem futebol pragmático, joga mais que o Grêmio. O Santos joga mais, o Flamengo, mesmo com tantos problemas, joga mais. O São Paulo de Cuca mostra que está em um caminho melhor, até o Inter hoje joga em nível parecido.

Foi-se o tempo de Grêmio "melhor do Brasil". Durou pouco, inclusive. Apesar da tentativa de Renato perpetuar a verdade dele.

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.