Topo

Julio Gomes

Imaginem o que é ser torcedor raiz do Manchester City

Julio Gomes

24/04/2019 18h05

Eu já visitei o museu do Manchester City. Fui lá em 2008, quando começava a injeção de dinheiro do Oriente Médio no clube. Eram tempos de Elano e Robinho. O clube podia virar, como podia não virar.

O museu? Não tinha muita coisa ali, não. Umas músicas do Oasis tocando, porque os caras torcem pelo City e eram muito mais famosos que o clube. Um monte de homenagens aos sete títulos de segunda divisão. Uma camisa emoldurada do jogo do título inglês de 1968, o maior feito do clube.

Torcer pelo Manchester City devia ser um negócio tão desgracento que no mesmo ano desse título, o de 1968, adivinhem quem foi campeão europeu? Sim, o Manchester United. A primeira Copa da Europa dos vermelhos.

Imaginem o que é morar numa cidade como Manchester, gelada, cinzenta, onde só chove, sem graça, gostar de futebol e torcer pelo City? Gente, eu torço pela Portuguesa. Eu sei o que é isso.

Não é muita gente que sabe o que é isso no Brasil, porque o pessoal gosta de torcer por time que ganha. Se a cidade de Manchester ficasse no Brasil, o City não teria torcedores. Seriam todos do United.

Mas lá, não. Muita gente torce pelo City. Mesmo sendo um clube sem esperança alguma de ganhar qualquer coisa, seu estádio vivia cheio. Qualquer um que tenha mais de 30 anos de idade sabe bem o que era torcer por um clube sem relevância alguma. E ainda ter de conviver com amigos e familiares, os vermelhos, conquistando títulos todos os anos.

A vitória do City sobre o United, hoje, é a terceira consecutiva em Old Trafford pela Premier League. O "Teatro dos Sonhos" virou casa dos azuis.

O Manchester City ficou 34 anos sem ganhar um dérbi em Old Trafford, entre 1974 e 2008. Isso mesmo, 34 anos. A vitória desta quarta é a sexta nas últimas oito temporadas. A torcida, zoada a vida toda, acabou o jogo gritando "olé", uma raridade na Inglaterra. Depois, gritou "campeones", enquanto aplaudia Guardiola.

O Manchester City volta a passar o Liverpool na tabela e agora só precisa ganhar seus três jogos finais para ser campeão inglês. São 15 vitórias nos últimos 16 jogos, não parece haver chance de perder o título. Tem a final da Copa da Inglaterra a ser jogada, contra o pequenino Watford. A Copa da Liga Inglesa já é do City.

O torcedor que passou a vida inteira sendo zoado está pertinho, pertinho de ver seu clube ser o primeiro da história a ganhar os três títulos domésticos ingleses no mesmo ano.

Ainda tem gente falando "falta a Champions". Sinceramente, isso é coisa que só sendo dono do clube ou jornalista dá para lembrar. Um torcedor que não tinha esperança de nada de bom acontecer em sua vida se vê diante do quarto título inglês em oito anos.

O City tinha 9 títulos de primeira linha em toda sua história, até 2011. De lá para cá, pode chegar a 10 títulos caso a tríplice coroa seja confirmada. Vocês acham mesmo que esses caras estão preocupados com a Champions? Eles vivem um sonho. O sonho da vida deles.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.