Topo

Julio Gomes

Vinícius Jr e David Neres: o sucesso do Brasil é o fracasso do Brasil

Julio Gomes

13/02/2019 20h13

O Real Madrid veio pagar 45 milhões de euros por Vinícius Jr quando ele tinha apenas 16 anos de idade. Levou para a Espanha assim que ele fez 18. Já o Ajax pagou 15 milhões de euros alguns meses antes, também no ano de 2017, quando o atacante são-paulino tinha 19 anos.

Em comum, além do ano na negociação, o fato de ambos os jogadores serem promessas de clubes gigantes do futebol brasileiro. Entre os que têm mais dinheiro, nesta nova era de acordos milionários televisivos, Flamengo e São Paulo estão no topo da pirâmide. Outra coisa em comum: eles mal jogaram por Flamengo e São Paulo.

Acelere a fita e veja ambos arrebentando no Ajax 1 x 2 Real Madrid desta quarta-feira, pelas oitavas de final da Champions League. Um grandíssimo jogo de futebol, como quase todos da competição máxima europeia.

O Ajax, com um passado brilhante e um presente de menos expectativas continentais, tem um time muito jovem e corajoso. Amassou o Real Madrid no primeiro tempo, merecia ter feito uns dois gols – fez um, que acabaria anulado com a ajuda do VAR, por uma discutível interferência (que resultou em interpretação de impedimento pelo árbitro).

No segundo tempo, já vimos essa história mil vezes, o Real Madrid se acertou em campo e buscou a vitória.

Vinícius Junior fez uma jogada maravilhosa no primeiro, dando de bandeja o gol para Benzema. David Neres, por sua vez, deu a assistência para o empate. O ex-são-paulino incomodou a defesa branca durante todo o jogo e, nos acréscimos, deu um maravilhoso passe de gol desperdiçado pelo companheiro. A essas alturas, Asensio já havia feito o segundo do Real.

Asensio, que no início da temporada parecia ser um titular absoluto para a temporada do Real, hoje está léguas atrás de Vinícius Jr.

Mais uma vez, o Brasil dá ao mundo duas estrelas. Jogadores de velocidade, agressividade, que desequilibram qualquer partida de futebol. Em um esporte tão equilibrado taticamente, são as individualidades que os treinadores buscam a todo momento.

É um jardim inesgotável de flores. Mas que nascem em locais dispersos e que precisam ser encontradas.

Antes, os clubes europeus ainda esperavam para ver se aquela flor iria murchar. Gostavam de ver também os jogadores vivenciarem as grandes partidas aqui no futebol brasileiro, a pressão, a tensão, os elogios, as críticas.

Hoje, não esperam mais. Até porque sabem que aquelas flores vão ser lindas de qualquer jeito. Mas precisam ser regadas e tratadas desde cedo, antes que estraguem. O Real prefere pegar logo Vinícius Jr, para que ele aprenda o que é o futebol de verdade, o jogo posicional, as funções táticas, até mesmo fundamentos.

Seriam Vinícius e David jogadores melhores se tivessem ficado mais tempo aqui? Provavelmente, não. Não somos mais capazes de formar jogadores completos, apenas diamantes prontos para serem lapidados.

Nosso sucesso é a prova de nosso fracasso.

Celebramos os Vinícius e Davids como se tivéssemos muito a ver com isso.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.