Topo

Julio Gomes

São Paulo paga o preço da falta de coragem na Argentina

Julio Gomes

06/02/2019 23h22

Hernanes nunca foi um meia contra o Talleres. André Jardine montou um time em um 4-3-3, extremamente compacto, com Hernanes e Hudson nos flancos de Jucilei, Nenê e Everton abertos, mas sem profundidade. Laterais avançando esporadicamente e alternadamente.

Em nenhum momento o São Paulo tentou ganhar do Talleres. Os meias foram volantes. Os pontas foram meias. Jogou de forma passiva, reativa, tentando se proteger e achar alguma chance.

Até achou no primeiro tempo, as bolas paradas eram especialmente perigosas contra um time de baixa estatura e que as defende mal.

No segundo tempo, Jucilei mostrou por que é tão contestado por tanta gente. Extremamente lento e perdido nos dois gols do Talleres, no chutaço defendido por Volpi e na própria expulsão de Hudson. Não existe mais ter um cabeça de área assim pesado, que não te dá nada na criação de jogo.

O Talleres é um time OK. Nada de mais, nada de menos. Dava para ganhar na Argentina. Se este futebol do São Paulo é o idealizado por Jardine, ele é mais do mesmo. Se o jovem técnico tem outras ideias, deveria, então, tê-las colocado em prática.

A escolha dos veteranos e dos nomes mais famosos provou-se furada. O São Paulo está no buraco.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.