Topo

Julio Gomes

Luta contra a degola: todos dependem apenas das próprias forças

Julio Gomes

26/11/2018 04h00

A luta contra o rebaixamento está apertada no Brasileirão. Paraná e, agora, Vitória já estão condenados à Série B. Mas quais serão os outros dois rebaixados?

Ceará, Fluminense, Vasco, Chapecoense, América-MG e Sport são os "candidatos". Dos seis, quatro permanecerão, dois cairão. E a curiosidade é que todos eles dependem apenas de si.

O Sport é quem ainda faz dois jogos, pois enfrenta o São Paulo, nesta segunda, no Morumbi, em partida que encerra a penúltima rodada. Se o Sport não vencer, o Ceará estará automaticamente garantido na Série A e o Sport passará a ser o único time que não dependerá mais das próprias forças.

Os pernambucanos jogam no Morumbi e, depois, recebem o Santos. Se vencerem as duas, estão livres.

Essa "independência" de resultados ocorre porque a última rodada tem dois confrontos diretos: Ceará x Vasco e Fluminense x América. Os outros jogos são o já citado Sport x Santos e Chapecoense x São Paulo.

 

Se a Chape vencer o São Paulo, estará livre. Caso empate ou perca, terá de secar América e Sport para seguir na Série A.

Se o Ceará ainda não estiver livre do rebaixamento, bastará um empate contra o Vasco, em casa. O Vasco se salvaria com uma vitória. Mas, caso o Sport não vença o São Paulo, o Vasco se salvará com um empate em Fortaleza (contra um Ceará já salvo). O jogo do Morumbi nesta segunda-feira pode tirar o caráter de "vida ou morte" deste Ceará x Vasco.

E, por fim, Flu x América.

Um empate basta para o Fluminense seguir na Série A. Mesmo dentro da zona de rebaixamento neste momento, ao América, basta a vitória (pois ele ultrapassaria o Flu e necessariamente ou Ceará ou Vasco).

Caso não vença o Flu, o América provavelmente será um dos rebaixados. Já o Flu, caso perca do América, se salvará se duas destas três situações ocorrerem: Vasco perder; Chape não vencer; Sport não vencer seus dois jogos.

Cinco torcidas, portanto, estarão loucamente torcendo pelo São Paulo contra o Sport nesta noite de segunda.

Abaixo, um resumo do que cada time precisa para não cair:

Ceará (43 pontos):
– Se salva se Sport não vencer São Paulo nesta segunda;
– ou se salva se empatar com o Vasco no último jogo;
– ou, se perder do Vasco, precisa torcer para Chape ou Sport não vencerem seu último jogo.

Fluminense (42 pontos):
– Se salva se empatar com o América;
– se perder, precisa que duas destas três situações ocorram: Vasco perder; Chape não vencer; Sport não vencer seus dois jogos.

Vasco (42 pontos):
– Se salva se vencer o Ceará;
– Caso empate, se salva se Chape não vencer ou Sport não ganhar seus dois jogos finais;
– Caso perca, vai precisar que duas destas três situações ocorram: Chape não vencer; América não vencer; Sport não fazer quatro pontos em seus dois jogos finais.

Chapecoense (41 pontos):
– Se salva se vencer o São Paulo;
– Caso empate, se salvará caso o América não vença e o Sport não faça quatro pontos em seus jogos finais;
– Caso perca, a Chape só se salvará com derrota do América e caso o Sport não vença qualquer um de seus jogos.

América (40 pontos):
– Se salva se vencer o Fluminense;
– Se empatar, se salva caso o Sport perca um de seus jogos ou empate os dois e a Chape perca;
– Se perder, estará rebaixado.

Sport (38 pontos):
– Se salva com vitórias nos dois jogos finais (contra São Paulo e Santos);
– Se fizer quatro pontos nestes jogos, precisa que duas destas três situações ocorram: Chape não vencer; América não vencer; Vasco perder;
– Se fizer três pontos neste jogos, se salva caso Chape perca e América não vença;
– Se não vencer qualquer um dos jogos restantes, o Sport estará rebaixado.

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.