Topo

Julio Gomes

Richarlison veio para ficar

UOL Esporte

11/09/2018 23h41

Pedro Martins / MoWA Press

Jogos como esses importam para pouco. Resultado? De forma alguma. Serve essencialmente para alguém ganhar espaço se for muito bem. Ou se queimar se fizer uma bobagem homérica.

Olhando pelo lado negativo, os 5 a 0 sobre El Salvador serviram para torcedores se afastarem um pouquinho mais da seleção. O calendário nefasto patrocinado por CBF e clubes faz com que a seleção seja um engodo.

O positivo tem nome próprio: Richarlison.

O rapaz já deveria, no meu ponto de vista, ter sido testado antes da Copa. Quem viu a bola dele no Fluminense e a rapidíssima adaptação à Premier League percebeu que era um caso especial.

Tite buscava um 9. Por que não testá-lo? Ficou para depois.

Surpreendente foi, após a transferência para o Everton e o ótimo início de ano na Premier, vê-lo preterido na primeira convocação de Tite.

Foi necessária a infeliz lesão de Pedro para Richarlison ser chamado. Dizer que o garoto "aproveitou a oportunidade" é subestimar o que aconteceu em Washington.

Fez dois belos gols e sofreu um pênalti. "Ah, mas foi contra El Salvador", dirão alguns.

Que se dane. É jogo de seleção, está todo mundo vendo, camisa e momento pesam. Não é fácil lidar com tudo isso. Mas Richarlison parece, desde o começo da curta carreira, imune a essas pressões.

Esse garoto veio para ficar.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.