Topo

Julio Gomes

Futebol de Felipe Melo não justifica o risco de tê-lo no time

Julio Gomes

31/08/2018 06h28

Já conhecemos Felipe Melo de outros carnavais. É um jogador destemperado em campo, com nenhuma inteligência emocional. Por seus discursos, parece ser assim na vida também. Quer conseguir as coisas na força bruta e no grito. Infelizmente, uma parte grande da nossa sociedade entende que é deste jeito que se resolve tudo, portanto há empatia com gente como Felipe Melo. Eu estou do outro lado.

Na força e no grito, pode-se conseguir alguma coisa de forma imediata, mas no longo prazo isso não dá certo. Seja para educar uma criança, para resolver um conflito em um condomínio ou em um jogo de futebol.

A riscada que Felipe Melo dá na perna do jogador do Cerro Porteño, com 3 minutos de jogo, é de uma imbecilidade atroz.

O juiz poderia ter dado só amarelo? É um lance de interpretação e, com apenas 3min de jogo, árbitros não costumam expulsar – preferem conduzir de outra maneira. Mas não dá para criticar o juiz por ter mudado de ideia após ver o estrago. Talvez ele tivesse dado amarelo achando que fosse um pisão no tornozelo. Ao ver a marca de cima abaixo, mudou de ideia.

Teve coragem, o juiz. Mas, lógico, a decisão enervou o Palmeiras, fez com que ele se perdesse na condução da partida e vimos o que vimos ontem à noite. Um espetáculo trágico, cheio de entradas duras e simulações, com zero futebol. Um elenco milionário sofrendo para passar de um time fraco, após enorme vantagem construída no primeiro jogo. O mata-mata tem dessas, e é por isso que eu custo tanto a aceitar que os grandes times do Brasil priorizem torneios "lotéricos" em detrimento do Brasileirão.

Porque no mata-mata qualquer erro é ou pode ser fatal. Ainda mais quando se tem Felipe Melo no time.

Será que ele vai continuar no time depois dessa?

Os jogadores vieram em defesa de Felipe Melo com o tal "todo mundo erra". Felipão se calou, o que mostra a evolução dele como ser humano. Transpareceu estar mais na bronca com a arbitragem. Mas é importante também respirar fundo. Muitas vezes não falar nada é simplesmente a melhor decisão.

Homem experiente que é, e mais sofisticado nas relações humanas do que muitos de nós achamos que é, Scolari vai passar dias pensando em como tirar Felipe Melo do time sem criar grandes traumas dentro do elenco – contra Cuca, Felipe Melo, um populista, que joga para uma torcida que quer sangue, não futebol, ganhou a queda de braço.

E por que tirar Felipe Melo do time? Porque seu futebol não acompanha o risco que ele representa.

Edmundo era um "animal". Era, também, uma bomba relógio. Mas Edmundo era um craque, decidia jogos e atuava em uma posição em que havia menos exposição para cartões. Valia o risco. E tantos outros jogadores tinham ou têm a mesma característica.

O que Felipe Melo faz em campo que seja tão especial assim? Ele entrega, na bola, algo tão especial e imprescindível? Não é tão rápido, não é o melhor marcador do mundo, não é tão especial na bola aérea (ofensiva ou defensiva), não faz lançamentos brilhantes… já foi melhor. Hoje, é um volante comum, que leva pelo menos amarelo jogo sim, jogo não.

Já que o Palmeiras está abrindo mão do Brasileiro e escalando reservas, Felipe Melo pode dar seus showzinhos para a torcida amiga nestes jogos.

No mata-mata da Libertadores e da Copa do Brasil, qualquer Thiago Santos resolve por ali. E sem o risco gigante que o "pitbull" fez o Palmeiras correr ontem.

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.