Topo

Julio Gomes

Diário da Copa: Sem conexão

Julio Gomes

29/06/2018 11h30

Eu só queria uma caneca. Ainda não comprei nenhuma nessa viagem! Não que eu seja um grande tomador de chá, café ou leite. Mas é que minha esposa coleciona.

São as duas coleções que mais adoro. A minha, de selos, adoro tanto que eles estão todos guardados no armário dentro de uma sacola (!!!). Brincadeiras à parte, herdei do meu irmão Flavio, também jornalista, e talvez esta coleção tenha sido uma grande incentivadora da minha busca por conhecer o mundo.

Quando eu era moleque e colecionava seriamente, caiu o Muro de Berlim e apareceram trocentos países novos. Minha missão foi expandir a coleção, assim como a ONU e a Fifa expandiram a lista delas de filiados.

Assim que cheguei aqui na Rússia e vi uma lojinha oficial da Copa, já comprei todos os selos comemorativos.

A outra coleção é das canecas. Deu sorte, minha mulher! Tinha meia dúzia de canecas. E aí conheceu um marido que rodou por quase 50 países. Posso não comprar joias nem roupas, mas se eu chegar em casa sem a caneca da Copa da Rússia… já viram!

E eis que no trenzão de 15 horas, cruzando a Rússia de Ekaterimburgo a Kazan, vi um pequeno cartaz com souvenirs. E lá estava ela! A ca-ne-ca.

Fui procurar a tiazinha russa que cuidava do meu vagão – é uma por vagão. E então… o desastre!

Estávamos em uma área sem sinal de celular. Portanto, sem internet. Portanto, sem Google tradutor. Portanto… ferrou. E agora?! Já tinha até esquecido do difícil que era "falar" com os russos sem internet.

Muita mímica. Gestos. Risadas. Eu só queria uma caneca! E vinha copo. Taça de café. Chaveiro. Ímã de geladeira. Amendoim. Pen drive. E mais risadas. E nada de caneca.

Um russo que arrastava um inglês sem vergonha tenta ajudar. Não tinha mais nenhuma caneca para vender! Mas tinha um relógio bonitinho com uma pulseira cheia de trenzinhos. Pensei que milha filha maior adoraria aquele presente. Só que os ponteiros estavam parados.

Mais meia hora para entender que a bateria já estava dentro do relógio e que bastava apertar o pininho que usamos para ajustar os ponteiros. Pronto. Funcionou! Tempo não é problema dentro de um trem. Viver sem conexão tem seu valor. Comprei o relógio fofinho. A caneca vai ter de esperar….

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.