Topo

Julio Gomes

Por onde anda Messi?

Julio Gomes

21/06/2018 16h51

Messi anda. Isso é assim faz tempo. Messi é um gênio. Possivelmente o melhor jogador que já vi. Mas aquele Messi já era. Sim, o Messi atual continua fazendo gols e jogadas sensacionais com a camisa do Barcelona eventualmente. Mas, mesmo no Barça, já anda. Joga às vezes. Some outras vezes. O tempo passa para todos, e a motivação de fazer coisas acontecerem vai ficando para trás.

Messi andou durante todas as eliminatórias sul-americanas. E Messi está andando na Rússia.

É claro que, quando a bola chega a seus pés, o mundo para. Prendemos a respiração. Esperamos por algo. Mas esse algo raramente vem quando o uniforme é azul e branco.

Uma palavra que adoro no castellano. "Chispa". Messi não tem mais chispa. Não explode. Não quer.

Isso não faz dele nem um pouco menos. Continua sendo o Pelé dos nossos tempos. Um gênio. Mas… passou.

A Argentina ficará virtualmente eliminada da Copa se a Islândia vencer a Nigéria na sexta. Até um empate fará com que ela não dependa mais de si. Para que haja alguma chance de evitar a tragédia, o melhor é a Nigéria ganhar amanhã. Neste caso, bastaria à Argentina vencer os nigerianos no último jogo. Isso tudo para provavelmente enfrentar a França nas oitavas de final.

A tragédia estava anunciada fazia tempo. Eu avisei no blog logo depois do sorteio. E repeti depois do treino que acompanhei em Moscou.

Este é um time nervoso, desarrumado, sem confiança algum, sem qualquer sinal de positividade e espírito vencedor. É um time com Willy Caballero no gol. Não se passa uma Copa impunemente com um goleiro de 36 anos e carreira tão insignificante.

E é um time em que Messi anda. É a tragédia mais anunciada da história recente das Copas. Não sei de onde tiravam que a Argentina era uma das favoritas. Isso aí não tem solução.

 

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.