Topo

Julio Gomes

Empate foi castigo exagerado. Argentina mereceu a vitória

Julio Gomes

16/06/2018 11h54

Esse empate entre Argentina e Islândia estava mais do que cantado. Não era óbvio? A seleção poderosa em crise, a seleção poderosa que adora dar essas bobeadas, contra a seleção candidata a Cinderela da Copa e que tem conseguido sempre incomodar os maiores.

No entanto, o empate não foi o resultado justo para a partida. A Argentina foi muito superior, especialmente no segundo tempo. Não teve só uma posse de bola bizarramente maior, acima de 70%, mas transformou essa posse em chances. A bola não entrou porque não quis entrar.

E, creio, será a tônica para esta seleção. Está claro que as coisas não andam bem. O espírito é negativo, é um time que transmite insegurança. E, quando as coisas não andam bem, a bola resiste.

A melhor chance, claro, veio no pênalti perdido por Messi – pênalti inexistente, na minha opinião. Poucos minutos depois, no entanto, árbitros de campo e vídeo deixaram de marcar uma penalidade clara em Pavón. Elas por elas. Não dá para reclamar da sorte quando teu melhor jogador desperdiça uma chance assim.

Como também não para reclamar de falta de vontade. O time quis, tentou de todos os jeitos e até o fim. Nunca se acomodou nem teve medo. Essa é a boa notícia para os argentinos.

A má é que tem agora uma final contra a Croácia, uma seleção capaz de tudo – do melhor e do pior.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.