Topo

Julio Gomes

Quando um homem só vale tanto quanto um timaço

Julio Gomes

15/06/2018 18h01

O que mais falar de Cristiano Ronaldo? Ainda tem gente que consegue encontrar defeitos. Eu não consigo. Só vejo qualidades. O maior atacante que já vimos é o homem da Copa, que ainda mal começou. Pelo menos por enquanto.

Cristiano fez tudo sozinho nos 3 a 3 entre Portugal e Espanha. Jogo dentro do script – surpresa, talvez, o alto número de gols.

A Espanha com posse e controle, Portugal com organização, vontade e Ronaldo. Os espanhóis mostraram coração, não parece ser um time afetado mentalmente pela demissão de Julen Lopetegui anteontem. A única crítica é o modo como o time parou após o 3 a 2.

Relaxou demais. É verdade que, com o placar a favor e depois de remar tanto para chegar à virada, o jogo mudaria. Mas ainda faltava muito tempo para a Espanha sentar em cima do placar. E do outro lado tem um tal Ronaldo.

Portugal não é um timeco. É o campeão da Europa, oras. Alguma chance teria. E teve. E fez.

Para a Espanha, fica uma boa notícia. O time é bom, continua bom e não parece ter derretido pela crise extra-campo. Para Portugal, fica um empate com sabor de vitória. E uma preocupação. O time produziu muito pouco quando esteve atrás do placar.

Contra Irã e Marrocos, o jogo será assim. Será de Portugal a responsabilidade de atacar, de fazer o jogo acontecer.

Cristiano Ronaldo faz Portugal chegar ao nível de um timaço, como a Espanha. Não é pouca coisa.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.