Topo

Julio Gomes

Tite deixa claro que a 9 é de Jesus e Danilo está à frente de Fágner

Julio Gomes

14/05/2018 15h44

Tite deu uma entrevista de uma hora após convocar a seleção brasileira para a Copa do Mundo. Não são todas as perguntas que geram respostas importantes – ou que extraiam informações.

Mas é possível pinçar algumas coisas relevantes do que disse Tite.

Na lateral-direita, a disputa está aberta. "Hoje, a vantagem é do Danilo", disse Tite. Uma indicação de que, não fosse a lesão de Daniel Alves, talvez Fágner não estivesse entre os convocados.

Aliás, Fágner foi o único nome lido fora da ordem alfabética em sua posição. Possivelmente, Rafinha, do Bayern, esteve na lista até os 45min do segundo tempo.

Na zaga, não está claro quem será titular. A briga está aberta entre Marquinhos e Thiago Silva para jogar ao lado de Miranda. Marquinhos foi muito elogiado pelo treinador, e Tite claramente pode contar com ele tanto para a lateral-direita quanto para o meio de campo, se por acaso Casemiro e Fernandinho se machucarem ou forem suspensos simultaneamente.

Por que não levar uma camisa 10? Um armador clássico? Porque, na cabeça de Tite, Coutinho pode jogar por ali, Willian, Taison, até Firmino.

Taison, além de obviamente ser um jogador de confiança, traz uma versatilidade que Tite considera importante. É um jogador mais agudo que Giuliano, de quem ele possivelmente "roubou" a vaga.

Por que não levar um camisa 9 típico? Aí, possivelmente porque faltou um jogador de peso, de altíssimo nível, para entrar na lista. Pelas respostas de Tite, ele pode contar com Firmino para isso, caso algum jogo apresente esta necessidade.

Firmino, aliás, é o claro reserva do ataque. Apesar da temporada monstruosa, muito superior à de Gabriel Jesus. Tite foi claro, esta não é uma vaga aberta. Gabriel é titular, "pelo que fez na seleção", entre outras razões.

Eu deixaria a vaga de camisa 9 mais aberta do que efetivamente está. E você?

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.