Topo

Julio Gomes

Tite acerta em cheio ao chamar Geromel e fazer lista cheia de lacunas

Julio Gomes

12/03/2018 11h33

Uau! Que lista de Tite para os amistosos contra Rússia e Alemanha. É verdade que todos esperávamos (torcíamos) pela presença de Geromel, que parece ser um zagueiro muito melhor do que os outros que brigam pela quarta vaga na convocação final.

Mas ninguém esperava os nomes do goleiro Neto, do Valencia, de Talisca, do Besiktas, e Willian José, da Real Sociedad. Tite acerta. Mostra que a lista não está fechada e vai todo mundo ter de capinar para chegar à Copa.

Nas últimas Copas vimos essa penúltima lista ser parecida demais com a final. Esta mostra que as lacunas, ou seja, as vagas em aberto, estão escancaradas.

Os tais 16 nomes certos são certos mesmo, salvo contusão. Alisson e Ederson no gol, Dani Alves e Marcelo nas laterais, Marquinhos, Miranda e Thiago Silva na zaga, Casemiro, Fernandinho, Paulinho e Renato Augusto no meio, Willian, Coutinho, Neymar, Jesus e Firmino na frente. Destes 16, só Neymar não apareceu na convocação para os amistosos.

Sobram 7 vagas para a Copa.

Para o gol, Cássio parecia certo como terceiro nome, mas agora aparece Neto na concorrência. Nas laterais, a disputa já é conhecida. Foram chamados Fágner e Filipe Luís, a disputa deles é com Danilo e Alex Sandro.

Sempre é bom ter a "última" chance, mas acho que Danilo e Alex Sandro estão um pouquinho à frente nessa disputa, mesmo com a ausência.

Para a zaga, Tite leva Geromel e Rodrigo Caio para os amistosos. Aparentemente, a vaga ficará com um deles, Gil e Jemerson ficaram um pouco para trás. Com o que fizeram Geromel e Caio no último ano, não há debate, a diferença é grande.

E aí é aquela bagunça do meio para frente. São três vagas abertas. Uma possivelmente ficará entre Douglas Costa e Taison, ambos convocados para os amistosos.

Uma será de um meio-campista box-to-box. Desta vez, Tite chamou Talisca. Ótimo teste! Está fazendo ótima temporada no Besiktas. Ele concorre com Giuliano, que segue sendo favorito à vaga, Fred, do Shakhtar, que também foi convocado, Arthur, Diego e Lucas Lima.

E aí falta uma vaga que pode ser para um outro meio-campista mais ofensivo, tipo Diego, Lucas Lima ou um Luan, todos estes fora da lista. Ou atacante. Desta vez o teste é com Willian José, que realmente faz ótimas temporadas seguidas na Espanha. Esqueçam o Willian José do São Paulo, o da Real Sociedad é outro jogador. Muito melhor.

Dos ausentes na lista, além de Cássio e dos laterais, me parecem que os que têm chance de irem à Copa são Giuliano, Diego, Lucas Lima, Luan e Arthur. O resto, bem difícil.

Sem Neymar, Tite leva Talisca e W. José para jogos contra Rússia e Alemanha

UOL Esporte

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.