Blog do Júlio Gomes

Barça-Chelsea é o duelo mais provável das oitavas da Champions

Julio Gomes

Como esperado, a última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa teve pouca emoção e nenhuma surpresa (o legal foram os 33 gols, o maior número em um só dia de jogos desta edição). A única vaga em disputa em um confronto direto ficou decidida em 20 minutos, o tempo que o Liverpool precisou para destruir o Spartak Moscou com três gols. No fim, acabou 7 a 0, com três de Philippe Coutinho e um de Firmino – que saiu aplaudido de pé.

Aliás, não consigo entender bem as críticas às convocações de Firmino – jogador certo na Copa, podem se acostumar com a ideia. É um grande jogador de futebol, de primeiro nível. Mais fácil seria debater se ele ou Gabriel Jesus deveriam ser titular. Eu prefiro o jogador do City, mas o debate é válido.

As outras vagas, todas definidas em confrontos ''indiretos'', acabaram sem surpresas. O Napoli está eliminado, já que o Shakhtar Donetsk fez sua parte e venceu o Manchester City por 2 a 1, acabando com os 100% do time de Guardiola na Champions e com a invencibilidade na temporada. Era esperado. O Napoli deu azar de pegar o City em um momento mais crucial da competição, enquanto o Shakhtar pegou um City já garantido em primeiro lugar.

Ao Napoli, cabe focar no que é a principal disputa para ele: o Italiano, que não vence desde os tempos de Maradona e tem chance real nesta temporada. Napoli, Atlético de Madri e Borussia Dortmund são os ausentes que poderiam estar no mata-mata. Nenhum ''gigantão'' ficou de fora.

O Tottenham fez a melhor campanha, com cinco vitórias e um empate (corrigindo informação anterior). Os dois times de Manchester, o PSG e o Bayern vieram atrás, com cinco vitórias e uma derrota. O PSG fez 25 gols, o Liverpool fez 23. O Barcelona sofreu só 1, O United levou 3. As oitavas terão um representante de França, Turquia, Suíça, Alemanha, Ucrânia e Portugal, dois da Itália, três da Espanha e cinco da Inglaterra (o que é um fato inédito).

Como o Chelsea é o único inglês que ficou em segundo lugar, o sorteio será muito condicionado por isso. O atual campeão da Premier não pode pegar nas oitavas nenhum time da Inglaterra e nem a Roma, que ganhou seu grupo. Assim, só sobram três confrontos possíveis: contra Barcelona, PSG ou Besiktas (será que o torcedor do Chelsea tem alguma preferência?).

Em média, a chance de um confronto específico sair no sorteio varia entre 14% e 18%. A chance de um Barcelona-Chelsea é de incríveis 43,75%. Segundo o estatístico espanhol Mister Chip (@2010MisterChip no Twitter), os confrontos com menor probabilidade de acontecerem são Bayern x Besiktas e PSG x Porto, na casa dos 10%.

A Juventus tem 75% de chances de ser sorteada contra um inglês nas oitavas, enquanto as chances de Real Madrid e Bayern pegarem um inglês está na casa dos 60%. Todos sonham com um confronto contra o Besiktas, o primeiro colocado menos badalado de todos. Os times que ganharam seus grupos adorariam enfrentar Basel, Shakhtar ou Porto.

Saiba quem pode enfrentar quem nas oitavas de final. Em itálico, os confrontos com mais de 18% de chances de acontecerem, ou seja, uma probabilidade consideravelmente maior que a média.

PRIMEIROS COLOCADOS:

Manchester United – pode pegar Real Madrid, Juventus, Sevilla, Shakhtar, Bayern ou Porto

PSG – Chelsea, Real Madrid, Juventus, Sevilla, Basel, Shakhtar ou Porto

Roma – Real Madrid, Sevilla, Basel, Shakhtar, Bayern ou Porto

Barcelona – Chelsea, Basel, Shakhtar, Bayern ou Porto

Liverpool – Real Madrid, Juventus, Shakhtar, Basel, Bayern ou Porto

Manchester City – Real Madrid, Juventus, Sevilla, Basel, Bayern ou Porto

Besiktas – Chelsea, Real Madrid, Juventus, Sevilla, Basel, Shakhtar ou Bayern

Tottenham – Juventus, Sevilla, Basel, Shakhtar, Bayern ou Porto

SEGUNDOS COLOCADOS:

Basel – Roma, Liverpool, Tottenham, Manchester City, Barcelona, PSG ou Besiktas

Bayern de Munique – Roma, Liverpool, Tottenham, Manchester United, Manchester City, Barcelona ou Besiktas

Chelsea – Barcelona, PSG ou Besiktas

Juventus – Liverpool, Tottenham, Manchester United, Manchester City, PSG ou Besiktas

Sevilla – Roma, Tottenham, Manchester United, Manchester City, PSG ou Besiktas

Shakhtar – Roma, Liverpool, Tottenham, Manchester United, Barcelona, PSG ou Besiktas

Porto – Roma, Liverpool, Tottenham, Manchester United, Manchester City, Barcelona ou PSG

Real Madrid – Roma, Liverpool, Manchester United, Manchester City, PSG ou Besiktas