Topo

Julio Gomes

Brasil pega grupo chato, dá azar nos cruzamentos e fará tour pela Rússia

Julio Gomes

01/12/2017 13h59

O Brasil foi sorteado para ser cabeça de chave do grupo E da Copa do Mundo. O grupo não pode ser chamado de "grupo da morte" para a seleção de Tite, mas também não é molezinha. O problema mesmo é o que vem depois. O cruzamento e a logística estão longe do ideal.

O Brasil é favorito absoluto em uma chave com Suíça, Costa Rica e Sérvia. São duas seleções europeias, mas não as mais fortes. Será uma boa briga pela segunda colocação.

O cruzamento de oitavas de final, no entanto, será contra um forte grupo F, possivelmente o mais forte da fase e grupos, com Alemanha, México, Suécia e Coreia do Sul.

A boa notícia é que, se Brasil e Alemanha ganharem seus grupos, só poderão se reencontrar na final. No entanto, se um deles for o primeiro e outro for o segundo, o indesejado duelo ocorrerá já nas oitavas de final.

O Brasil jogará na primeira fase em Rostov, São Petersburgo e Moscou. Se for primeiro no grupo, jogará em Samara nas oitavas e em Kazan nas quartas. É o único cabeça de chave que, se for primeiro, fará jogos em cinco cidades diferentes, um verdadeiro tour pela Rússia.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.