Topo

Julio Gomes

Grêmio campeão! Time de Renato Gaúcho foi o melhor do Brasil em 2017

Julio Gomes

29/11/2017 23h49

O Grêmio é tricampeão da América! O título veio com um atropelo para cima do Lanús na Argentina. Um jogo completo do time de Renato Gaúcho. Marcou lá no alto desde o início, acuou o adversário, jogou com a bola nos pés, cabeça alta, qualidade de passe e, claro, eficiência nas finalizações.

Com dois golaços, Fernandinho e Luan não perdoaram os erros bisonhos do Lanús, um time que entrou em campo sem entender a grandeza do momento.

O segundo tempo teve algum drama, após o pênalti bobo de Jaílson e a expulsão infantil de Ramiro. Mesmo assim, o jogo ficou controlado e o Grêmio passou mais perto dos 3 a 1, no gol perdido por Luan, do que de sofrer o empate.

Falamos de Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro desde o começo do ano. Mas não é só dinheiro e nome que fazem times campeões. Em seu momento, falamos do Cruzeiro, capaz de ganhar do Grêmio e ser campeão da Copa do Brasil. E, claro, falamos muito do Corinthians, campeão brasileiro.

O Corinthians foi um time muito regular, mas que não deixou ninguém apaixonado com seu futebol e teve o benefício de poder se dedicar exclusivamente a um campeonato que foi deixado lado de lado pela concorrência em muitos momentos. Fora da Libertadores e eliminado logo da Copa do Brasil, o Corinthians abriu vantagem e, na reta final, conseguiu mantê-la.

Mas, apesar de ter vencido um duelo direto entre eles em Porto Alegre, nunca chegou perto do futebol apresentado pelo Grêmio titular ao longo do ano.

O tricolor gaúcho foi o único time do país a jogar bola, de forma ativa, sem ficar apostando no jogo reativo. O único time a acreditar no jogo ofensivo, apostando na qualidade e no talento de jogadores como Arthur e Luan. Só caiu de produção na temporada quando perdeu Geromel e Luan, por lesão.

Infelizmente, Renato entendeu que não poderia ganhar a Libertadores e o Brasileiro. Continuo achando que foi uma decisão equivocada. Mas nunca saberemos. E o fato é que deu certo. O objetivo principal foi atingido.

Ficou sem o título gaúcho, sem os títulos nacionais, mas ganhou a Libertadores, o que faz justiça ao desempenho apresentado em campo e a Renato Gaúcho.

Um técnico que mantém o discurso bobo de que "estudar não serve para nada no futebol", mas que, na prática, estudou muito, sim. Levou a sério a profissão, amadureceu, atuou bem no mercado, montou um ótimo grupo de jogadores, resgatando alguns abandonados por clubes que dão bola demais para o que falam seus torcedores.

Cresceu como técnico e chegou ao auge.

Renato é o primeiro brasileiro campeão da América como jogador e técnico. Pouquíssimos clubes do Brasil têm uma figura tão emblemática, um ídolo deste porte. Tivemos Zico no Flamengo, Dinamite no Vasco, Rogério Ceni no São Paulo, Falcão no Inter. Mas, claro, nenhum deles teve, fora de campo, o impacto de Renato. Pelo contrário. E vamos deixar Pelé fora da conversa.

O Renato é Grêmio, o Grêmio é Renato. O Renato é Gaúcho. A América é tricolor novamente.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.