Topo

Julio Gomes

Brasileiro, ato 33: Corinthians entra em contagem regressiva

Julio Gomes

08/11/2017 18h08

Depois da vitória em Itaquera sobre o Palmeiras, o Corinthians começou sua contagem regressiva para comemorar um título que estava para lá de definido, ficou por um triz e, agora, muito dificilmente escapará.

O Santos precisa ganhar todos os seus jogos e torcer por três tropeços do Corinthians. A campanha corintiana no returno não inspira confiança. Mas justamente confiança era o que estava faltando e agora está sobrando ao time de Fábio Carille.

Contra o Atlético-PR, em um estádio em que colecionou bons resultados nos últimos anos, o Corinthians tem tudo para se reencontrar de vez. E condicionar o jogo do Santos, contra um Vasco pouco vazado desde a chegada de Zé Ricardo.

Muitos acreditam que a diferença entre Corinthians e Santos vá diminuir nesta rodada, mas ela pode muito bem aumentar.

O post dá as dicas de apostas para os jogos de quarta-feira e será complementado amanhã com os prognósticos de quinta.

QUARTA

19h30 Ponte Preta x Grêmio (Moisés Lucarelli)
Turno: Grêmio 3-1
Colocação: 18-Ponte (35), 3-Grêmio (54)
Prognóstico: Ponte 1-0 Grêmio
Aposta: coluna 1, com empate anula aposta
O Grêmio venceu em Campinas pela última vez em 1980 e vai só com quatro titulares. Jogo fundamental para as chances de a Ponte Preta se manter na primeira divisão. Os reservas do Grêmio apanharam de todo mundo durante o campeonato, a Ponte precisa vencer ou vencer. Se não sair com os três pontos, dá mais um passinho rumo à Série B.

19h30 Avaí x Bahia (Ressacada)
Turno: 1-1
Colocação: 19-Avaí (35), 10-Bahia (42)
Prognóstico: 1-1
Aposta: ambos marcam
O Avaí só ganhou um dos último nove jogos e está afundado no Z4. O Bahia reagiu com Carpegiani e já está praticamente livre de qualquer possibilidade de rebaixamento. A ideia é alçar voos mais altos. Jogo de difícil prognóstico, até porque o Avaí não pode mais especular, precisa se abrir e buscar o resultado em casa.

21h Atlético-PR x Corinthians (Arena da Baixada)
Turno: 2-2
Colocação: 11-CAP (42), 1-Corinthians (62)
Prognóstico: 0-2
Aposta: menos de 2,5 gols
O Corinthians tirou todo o peso do mundo das costas após a vitória sobre o Palmeiras e tem tudo para voltar a encontrar os resultados do primeiro turno – começando por um estádio em que coleciona bons resultados historicamente. O Furacão não terá Guilherme e Sidcley, o Corinthians não terá Cássio, Gabriel e Jadson.

21h Sport x Botafogo (Ilha do Retiro)
Turno: Botafogo 2-1
Colocação: 16-Sport (36), 6-Fogo (48)
Prognóstico: 1-1
Aposta: melhor fugir
Mais um jogo de prognóstico dificílimo. O Sport só venceu 1 de seus últimos 15 jogos no campeonato e, em casa, não vence há mais de três meses. Só um ponto acima do Z4 e correndo grande risco, o Sport precisa urgentemente se reencontrar com a vitória, e tentará sem Diego Souza, que está com a seleção. O Botafogo já eliminou o Sport da Copa do Brasil neste ano e não perde para o time pernambucano há mais de três anos (seis jogos), mas não tem sido nenhum exemplo de consistência ultimamente.

21h45 Flamengo x Cruzeiro (Ilha do Urubu)
Turno: 1-1
Colocação: 7-Fla (47), 5-Cruzeiro (51)
Prognóstico: 1-1
Aposta: coluna do meio – aposta de altíssimo risco, altíssimo retorno
Os times já se enfrentaram três vezes neste ano, com três empates. Portanto, temos uma tendência. O Flamengo tem vários desfalques (Diego, Guerrero, Trauco, Juan, Réver), o que obrigará Rueda a escalar uma zaga para lá de suspeita com Rhodolfo e Rafael Vaz. O Cruzeiro joga as rodadas finais descompromissado, um fator que pode ajudar e pode atrapalhar também.

21h45 Santos x Vasco (Vila Belmiro)
Turno: 0-0
Colocação: 2-Santos (56), 8-Vasco (45)
Prognóstico: 1-0
Aposta: menos de 2,5 gols
Em dez jogos desde a chegada de Zé Ricardo ao Vasco, o clube ganhou quatro, empatou cinco e só perdeu para o gol de mão de Jô. Em apenas um desses jogos foram marcados mais do que dois gols somados os dois times (nos 2 a 1 sobre o Avaí). É um Vasco mais seguro, mas pouco goleador, que vai somando pontos em busca da Libertadores. O jogo deve ser condicionado pela partida do Corinthians em Curitiba. Se o Corinthians estiver tropeçando, a torcida e o sonho do título podem empurrar o Santos a uma vitória. O Vasco tem muitos desfalques e é difícil imaginar que a convulsão política não afete o time. A última vez que o Vasco venceu o Santos como visitante foi em 2006, é um confronto em que quem joga em casa costuma vencer, historicamente.

21h45 Vitória x Palmeiras (Barradão)
Turno: Palmeiras 4-2
Colocação: 17-Vitória (35), 4-Palmeiras (54)
Prognóstico: 1-3 Palmeiras
Aposta: mais de 2,5 gols
O Vitória está há seis jogos sem vencer e, em casa, amarga uma seca de três meses. Apesar da derrota em Itaquera, o Palmeiras é favorito para chegar à sétima vitória nos últimos oito jogos contra o rival baiano. Sem Borja nem Deyverson, Valentim deve improvisar um meia na frente.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.