Topo

Julio Gomes

Palmeiras, ao contrário do Corinthians, fez jogo de time campeão

Julio Gomes

30/10/2017 21h53

Foram dois os vilões do empate palmeirense contra o Cruzeiro, nesta segunda. O zagueiro Juninho, que fez um gol contra e meio que deu o passe para Robinho fazer o segundo dos mineiros. E Héber Roberto Lopes (como esse cara ainda apita??), que anulou um gol legal de Borja no primeiro tempo. Seria o 2 a 1 para o Palmeiras, mudaria tudo.

Em compensação, ganhou um "herói". Borja, com os dois gols, ganha a confiança que tanto precisava. É capaz que meta gol em todos os jogos daqui até o fim do campeonato, é assim a vida de atacantes. Confiança é tudo.

Não adianta perder muito tempo com arbitragem. Sim, é verdade que erros de arbitragem prejudicaram o Palmeiras nas duas partidas para o Cruzeiro. Assim como o Corinthians também já foi beneficiado e prejudicado, o Santos, o Grêmio, todo mundo, enfim.

O que precisa ficar de bom para time e torcida palmeirenses é o que foi apresentado nesta noite. O time jogou bem e teve a urgência da vitória. Essa falta de sentido de urgência, um certo medo de vencer, é o que tem caracterizado o Corinthians do segundo turno.

O Palmeiras jogou muito melhor contra o Cruzeiro do que o Corinthians contra a Ponte Preta, ainda que nenhum deles tenha vencido. O Palmeiras mostra muito mais coragem, vontade de ganhar, de buscar o resultado. Joga com um time campeão.

O dérbi de domingo que vem, em Itaquera, continua sendo o jogo do título, a meu ver. O tropeço do Palmeiras contra o Cruzeiro deu ao Corinthians a vantagem do empate no clássico.

Se o Corinthians vencer, será campeão. Se empatar, manterá cinco pontos para o Palmeiras e fica com uma vantagem importante na disputa entre eles – sobra o Santos, com espírito renovado e Elano no comando. Uma troca de técnico não pode ser desprezada, às vezes dá certo e o time embala.

Se o Palmeiras vencer o dérbi, a tendência de que seja bicampeão é gigantesca. Diminuirá a desvantagem para apenas dois pontos e o Corinthians teria perdido quatro dos últimos cinco jogos, desmoralizado e sem a menor pinta de retomar o caminho para as seis rodadas finais.

No Brasileiro, é arriscado fazer prognósticos. É um sobe-e-desce danado e times de qualidade discutível. Mas a impressão é essa. Quem ganhar o dérbi, ganha o campeonato. O empate deixa tudo aberto, mas ainda em mãos corintianas. É um clássico que não dá para deixar de ver.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.