Topo

Julio Gomes

Carille precisará revolucionar o Corinthians para o dérbi

Julio Gomes

29/10/2017 19h43

Independente do que o Palmeiras faça contra o Cruzeiro, no jogo que fecha a rodada, segunda-feira, a impressão é que o time que sair vencedor do dérbi de Itaquera, no domingo que vem, será campeão brasileiro.

Se o Corinthians vencer, voltará a ter seis ou até mais pontos de vantagem, terá dado uma marretada no maior rival, se recuperará moralmente. Se o Palmeiras vencer, será o novo líder ou, na pior das hipóteses, estará só três pontos atrás. Terá dado mais uma paulada em um time que vive crise esportiva das bravas, que está derretendo.

Para que servirá o empate em Itaquera? Isso sim, depende do Palmeiras x Cruzeiro de segunda. Se o Palmeiras não vencer, o empate será ótimo para o Corinthians no dérbi. Se o Palmeiras tiver vencido, o empate não desagradará ninguém e deixará tudo aberto. Mas, creio, será benéfico ao Palmeiras, até por jogar o clássico fora de casa.

O que precisa fazer Fábio Carille para que o Corinthians consiga, de alguma maneira, conquistar o título mais ganho da história dos pontos corridos?

No meu ponto de vista, radicalizar.

O que quer que Fábio Carille esteja fazendo para levantar o time não tem dado certo. Ele mesmo disse na coletiva de sexta-feira que está em dúvida sobre que tom adotar. Se apertar de forma mais firme ou ser mais "amigão". Possivelmente não existe um só jeito de ser. Cada jogador tem uma personalidade, reage de forma diferente.

Do ponto de vista técnico, muitos jogadores estão abaixo. Não é mais possível, por exemplo, deixar Clayson no banco.

Após a derrota para a Ponte Preta, comentei em minha conta no Twitter que a única boa notícia para o Corinthians foi não ter perdido nenhum dos oito pendurados para o jogo contra o Palmeiras.

A reação do torcedor corintiano se resume a este tweet do leitor João Ricardo. "Isso é uma PÉSSIMA notícia.Eu estava esperando as suspensões pra mudar o que o Carille não muda."

Carille está a ponto de morrer abraçado com alguns jogadores, o que muitos técnicos já fizeram na carreira. Mas ainda dá tempo.

A gorduraça conquistada no primeiro turno já foi para o espaço. Ainda assim, o Corinthians está a uma vitória em casa, em um clássico de torcida única, de ser campeão. Cabe ao técnico encontrar os caminhos para essa vitória. A receita atual já estragou uns cinco bolos.

Taticamente, o Corinthians já está para lá de manjado. Há uma semana inteira de treinamentos para que Carille encontre soluções.

Mudar taticamente, mudar jogadores, mudar a mentalidade. O Corinthians precisa mudar tudo. Senão, a próxima visita de torcedores não será tão amigável assim. E já sabem. Quem abre as portas uma vez, tem que abrir sempre.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.