Topo

Julio Gomes

Brasileiro, ato 31: Corinthians e Palmeiras condicionados pelo dérbi

Julio Gomes

28/10/2017 10h43

O Corinthians conseguiu o impossível: reabrir o campeonato. Apesar de o Santos teimar em ficar na briga, mesmo jogando uma bolinha pequena e em litígio com sua própria torcida, tudo indica que o confronto direto entre Corinthians e Palmeiras, na rodada que vem, indicará o campeão.

É verdade que o sábado é de dois clássicos importantes. O São Paulo ainda não está livre do fantasma da Série B, o Santos ainda sonha, Flamengo e Vasco jogam por Libertadores. Mas é no domingo e na segunda-feira que estão as partidas mais importantes se pensarmos em título.

Quem vencer o dérbi de Itaquera, no outro domingo, terá todos os ingredientes em mãos para caminhar rumo ao título. Sairá mentalmente tão fortalecido que é difícil imaginar que não vença praticamente todos os jogos dos seis que restarão.

Sim, pode haver um cenário que o Palmeiras vença o dérbi, mas ainda não passe o Corinthians. Fique um, três ou quatro pontos atrás, por exemplo. Ainda assim, colocarei o time de Valentim como favorito ao título. Se sair vencedor de Itaquera, atropelará na reta final.

Mas e o empate? Quem sairá do dérbi contente com um empate? É isso que a atual rodada, a 31, irá definir. Os jogos dos próximos dias estão totalmente condicionados pelo jogo que virá no fim de semana que vem.

O Corinthians tem um duelo de desesperados contra a Ponte Preta, em Campinas. Um time que fez só 4 de 18 pontos possíveis com Eduardo Baptista e que está namorando firme com o rebaixamento. Uma vitória sobre um rival como o Corinthians mudaria tudo. Uma derrota afundaria o barco.

O Palmeiras só entra em campo no dia seguinte, contra o Cruzeiro. Está embalado por três vitórias seguidas, está com moral, a torcida voltou a acreditar e o Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil, já está jogando o Brasileiro só por jogar. Mano Menezes, com muitos amigos no Palmeiras, que queria contratá-lo, não é exatamente muito amigo da diretoria atual do Corinthians. Não estou insinuando nada, é apenas mais um componente de não motivação.

É óbvio que o Cruzeiro é mais time que a Ponte Preta. Mas a Ponte joga a vida, o Cruzeiro, não. O Corinthians tem um adversário mais perigoso. E, de quebra, entra em campo com oito pendurados. Cássio, Pablo, Balbuena, Gabriel, Camacho, Rodriguinho, Jadson e Jô. São sete titulares e um reserva que costuma ter minutos.

Mesmo que eles tenham ordem para não tirar o pé, jogar com vontade máxima, não reclamar com o juiz, será que o inconsciente não fará essa turma toda jogar de outra forma? Ninguém quer perder o dérbi.

Se o Corinthians sair desta rodada com os mesmos seis pontos de vantagem para o Palmeiras ou conseguir ampliá-los, o empate estará de ótimo tamanho no clássico de Itaquera. Especialmente se tiver perdido muitos dos pendurados.

Mas, se o Palmeiras tiver conseguido diminuir a desvantagem atual para três ou quatro pontos, é ele que pode muito bem se satisfazer com o empate em Itaquera. Três ou quatro pontos são uma diferença para lá de tirável nas seis rodadas finais, dados os estados de forma dos dois times.

Devido a um probleminha pessoal, não pude fazer os prognósticos e dar as dicas de apostas para as rodadas 29 e 30, peço desculpas aos leitores. Vamos com tudo daqui até o final.

SÁBADO

17h São Paulo x Santos (Pacaembu)
Turno: Santos 3-2
Colocação: 14-SPFC (37), 3-Santos (53)
Prognóstico: 1-2 Santos
Aposta: ambos marcam
O São Paulo não vence duas seguidas desde maio, enquanto o Santos não perde há seis rodadas, só perdeu uma das últimas 20 que fez no campeonato – são muitos empates, claro, especialmente fora de casa. Nos últimos nove jogos fora, o Santos ganhou uma (contra o Palmeiras), empatou sete e perdeu uma. O São Paulo, em casa, ganhou quatro e empatou duas das últimas seis – fez 78% de seus pontos jogando com o apoio de sua torcida. O jogo será no Pacaembu, com mando do São Paulo. Mas é um estádio onde o Santos não perde desde 2014 e está invicto há 25 jogos. Renato está de volta ao time, que também terá Bruno Henrique. É um jogo com cheiraço de empate, que não seria ruim para o São Paulo e é uma constante deste Santos. Mas empates são raros no San-São, e o Santos ganhou 7 dos 11 clássicos disputados de 2015 para cá.

19h Flamengo x Vasco (Maracanã)
Turno: 0-1 Fla
Colocação: 7-Fla (46), 8-Vasco (43)
Prognóstico: 0-1 Vasco
Aposta: menos de 2,5 gols (mas está pagando muito para vitória vascaína)
O clássico do turno acabou em confusão e gerou um longo calvário para o Vasco, que ficou afastado de São Januário. O técnico do Flamengo era justamente Zé Ricardo, que agora enfrenta seu ex-clube. Desde que chegou ao Vasco, Zé Ricardo levou o time a quatro vitórias, três empates e uma derrota (a do gol de mão de Jô). Uma vitória faria o Vasco ultrapassar o próprio Flamengo na tabela e entrar na zona da Libertadores. Sem o suspenso Cuellar e os lesionados Réver, Guerrero e Berrío, o Flamengo deve escalar Rhodolfo, Márcio Araújo e Paquetá. Rueda tem como desafio fazer o Flamengo jogar com determinação e intensidade, raridades na temporada.

21h Atlético-PR x Chapecoense (Baixada)
Turno: 1-1
Colocação: 9-CAP (41), 11-Chape (38)
Prognóstico: 1-1
Aposta: melhor fugir, mas coluna 1 paga bem
Se o Furacão quiser voltar à Libertadores, não pode pensar em tropeçar neste jogo. A Chape respirou com duas vitórias seguidas, a última já sob o comando de Kleina. São dois times em bom momento, em um confronto que historicamente apresenta muitos empates.

DOMINGO

17h Ponte Preta x Corinthians (Moisés Lucarelli)
Turno: Corinthians 2-0
Colocação: 18-Ponte (32), 1-SCCP (59)
Prognóstico: 1-1
Aposta: coluna 2, com empate anula
O grande jogo da rodada, com dois times desesperados e em péssima fase. Um para não cair, o outro para não jogar pela janela um campeonato ganho. O Corinthians só fez 8 gols em 11 jogos no returno, todos eles marcados por Jô ou Clayson, é um time que não funciona mais. Mas tem pela frente um adversário quase ideal, uma Ponte que é freguesa histórica e só ganhou um de seis jogos desde o retorno de Eduardo Baptista. Pelo Paulistão, o Corinthians quase sempre vence em Campinas, mas pelo Brasileiro a última vitória veio em 2005. Com a volta de Pablo, Carille mandará a campo o que considera o Corinthians ideal – que inclui Romero, Jadson e mais uma turma que parece que se esqueceu de jogar bola.

17h Fluminense x Bahia (Maracanã)
Turno: 1-1
Colocação: 13-Flu (38), 12-Bahia (38)
Prognóstico: Flu 2-1
Aposta: coluna 1, com empate anula
Fora de casa, o Bahia não vence há mais de três meses – três empates e quatro derrotas nas últimas sete partidas. O Flu, que tinha um desempenho pífio em casa, melhorou e ainda conta com um retrospecto muito bom contra o Bahia. Quem vencer estará praticamente livre do rebaixamento.

17h Atlético-MG x Botafogo (Independência)
Turno: 1-1
Colocação: 10-CAM (41), 6-Fogo (47)
Prognóstico: 1-3 Fogo
Aposta: melhor fugir
Jogo crucial na briga por Libertadores. Para o Galo, é vencer ou vencer – o que não tem sido tão corriqueiro neste ano no Horto. O Botafogo já eliminou o Atlético na Copa do Brasil neste ano e costuma ser uma pedra no sapato do time mineito.

18h Sport x Coritiba (Ilha do Retiro)
Turno: 0-3 Sport
Colocação: 15-Sport (35), 19-Coxa (32)
Prognóstico: Sport 1-0
Aposta: menos de 2,5 gols
Confronto crucial na briga contra o rebaixamento, reunindo os dois piores times do returno – ambos venceram só 1 de 11 jogos, somando sete pontos. O Sport demitiu Luxemburgo e vai de Daniel Paulista até o fim. Pelo Brasileiro, o time não vence na Ilha há mais de três meses, com dois empates e cinco derrotas nos últimos sete jogos. Já o Coxa, fora de casa, empatou três e perdeu três das última seis. No ano passado, o Coritiba quebrou um tabu, vencendo o Sport na Ilha pela primeira vez. É, historicamente, um estádio ruim para o Coxa.

18h Vitória x Atlético-GO (Barradão)
Turno: 1-2 Vitória
Colocação: 17-Vitória (33), 20-Atlético-GO (26)
Prognóstico: Vitória 2-1
Aposta: melhor fugir
Pior mandante, o Vitória conseguiu perder 10 de 15 jogos que fez em casa. Se não ganhar do lanterna, vai ganhar de quem? Está na hora de o Vitória pagar um pouquinho da dívida que tem com a torcida, até porque já são quatro jogos sem vitórias e a situação é preocupante. Após esboçar reação no returno, o Atlético-GO perdeu as últimas três e já sabe que não conseguirá escapar da degola. Ainda assim, pode beliscar algum pontinho em Salvador.

19h Avaí x Grêmio (Ressacada)
Turno: 0-2 Avaí
Colocação: 16-Avaí (34), 4-Grêmio (50)
Prognóstico: Avaí 1-0
Aposta: menos de 2,5 gols, mas coluna 1 pagando bem
O Grêmio, com um pé na final da Libertadores, mandará a campo um time completamente reserva. Aquele time que apanhou de todo mundo no campeonato inteiro. Chance de ouro para o Avaí, o mandante que mais empata no Brasileiro, para abrir vantagem para o Z4.

SEGUNDA

20h Palmeiras x Cruzeiro (Allianz)
Turno: Cruzeiro 3-1
Colocação: 2-Palmeiras (53), 5-Cruzeiro (47)
Prognóstico: 2-0
Aposta: coluna 1
A torcida vai lotar o Allianz e empurrar o Palmeiras, que venceu as três desde a saída de Cuca. Independente do que faça o Corinthians no domingo, a chance de chegar vivo no dérbi e sonhar com o bi passa por vencer o Cruzeiro. São dois dos melhores times do returno, atrás só do Botafogo, mas o Cruzeiro já dá mostras de desinteresse no campeonato e perdeu as últimas duas. O time mineiro é uma pedra no sapato palmeirense e passou pelo Verde na trajetória de sucesso na Copa do Brasil. O Palmeiras não terá Bruno Henrique, suspenso, mas talvez tenha o retorno de Mina.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.