Topo

Julio Gomes

Última convocação de Tite no ano fecha portas

Julio Gomes

20/10/2017 11h39

A lista de Tite para os amistosos contra Japão e Inglaterra fecha portas e deixa quase descartados nomes de jogadores que nunca foram chamados por ele para a seleção.

A seleção tem 16 nomes fixos para a Copa do Mundo da Rússia. Os amistosos de novembro servirão para que tenham minutos jogadores que foram chamados outras vezes, mas não tiveram muitas chances de atuar.

Cássio, convocado de novo, vai desfalcar o Corinthians na reta final do Brasileiro, mas parece ter se consolidado como terceiro goleiro, seria o 17o nome. Basta não bobear quando tiver minutos.

Na lateral direita, Danilo, que disputa vaga com Fágner e Rafinha, terá chance de jogar. Assim como, na esquerda, Alex Sandro, que disputa vaga com Filipe Luís. Na zaga, Jemerson, do Monaco, também deve jogar – disputa vaga com Gil e Rodrigo Caio.

As outras três vagas abertas são do meio para frente. E a turma de concorrentes é grande.

Desta vez, foram chamados Diego, Giuliano, Taison, Douglas Costa e Diego Souza. Ficaram de fora Fred (Shakhtar), Tardelli e os gremistas Luan e Arthur.

Tite quer usar Diego como "box to box", ele precisa encontrar um jogador que possa ocupar naturalmente o lugar de Paulinho ou Renato Augusto. Não sei se vai dar certo, mas é importante testar. Assim como ficou clara que será testada a opção com Casemiro e Fernandinho lado a lado.

Uma pena a ausência, que parece definitiva, de Richarlison, ex-Fluminense, hoje no Watford. O menino está jogando muito bem na Inglaterra e é muito novo, é um jogador de projeção para outras Copas. Mesma coisa para Geromel e para Malcom, que está muito bem no Bordeaux. Para Allan e Jorginho, outros jogadores de projeção.

Para um desses aparecer no ano que vem, só se literalmente fizer chover nos primeiros meses do ano que vem.

Pena também a ausência de Arthur, do Grêmio, mas este ainda não está descartado.

Claro que até março, quando vier a última convocação antes da Copa do Mundo, muita água pode rolar por baixo da ponte. Jogadores que atuam no Brasil estarão em baixa, disputando inexpressivos estaduais, e os que atuam na Europa estarão em um momento agudo da temporada.

Mas a convocação para a Copa está desenhada e as grandes interrogações estão no meio e na frente – mas entre quem já entrou no grupo.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.