Topo

Julio Gomes

Noite de quinta foi quase perfeita para os são-paulinos

Julio Gomes

19/10/2017 23h01

Desde que Dorival Júnior assumiu o São Paulo, o time ganhou seis jogos, empatou cinco e perdeu seis. Nunca venceu duas seguidas. E só uma vez perdeu duas seguidas. É o time que mais alterna resultados no campeonato neste momento, o mais difícil de saber o que vai fazer no próximo jogo.

Na ausência de estabilidade, futebol e outras coisinhas mais, resta torcer contra os outros. E a noite de quinta foi quase perfeita para o torcedor são-paulino. O Vitória, pra variar, perdeu em casa, agora para o Atlético-PR. A Ponte Preta não ameaçou o Palmeiras no Pacaembu. O Bahia levou quatro do Flamengo. E o Sport empatou em casa com o Santos. O gol de Rogério, nos minutos finais, evitou a derrota do Sport.

Claro, o são-paulino mais pessimista irá lamentar a boa vitória do Flamengo, que embala para o jogo de domingo, no Pacaembu. Mas é bom lembrar também que no meio da semana que vem tem Fla-Flu pela Sul-Americana, então vai saber que time Rueda mandará a campo. Alguns podem ser poupados.

O Vasco já fugiu da parte baixa e hoje briga por Libertadores, uma briga carioca com Flamengo e Botafogo pelo G6, que pode ser G7, G8, G9, etc. Três times com 38 pontos, os Atléticos Mineiro e Paranaense e o Fluminense, só caem se quiserem. Só se ocorrer daquelas coisas de ganhar um dos nove jogos restantes, um derretimento total. Claro que podem acabar "entrando" na briga, mas a tendência, olhando para a tabela, é que se livrem sem drama.

O Atlético-GO, depois das duas derrotas em casa, parece estar condenado ao rebaixamento. Sobra, então, um campeonato de oito times em que cinco se salvarão e três cairão.

Chapecoense (35), Bahia (35), Sport (35), São Paulo (34), Vitória (33), Ponte Preta (32), Coritiba (31) e Avaí (31) são esses oito times do campeonato à parte.

Os grandes beneficiados da rodada foram Chapecoense e Coritiba, com vitórias inesperadas sobre os dois grandes mineiros.

No domingo agora tem um gigantesco Ba-Vi, tem Ponte x Avaí, tem Chape x Flu, tem Atlético-PR x Sport, todos confrontos diretos. O Coritiba tem uma pedreira contra o Vasco, no Rio, e o São Paulo recebe o Flamengo no Pacaembu.

Depois de enfrentar o Flamengo, o São Paulo tem um clássico contra o Santos. Dessa turma de baixo, é o único que enfrenta dois times lá de cima nas duas próximas rodadas. Em compensação, depois vai a Goiânia enfrentar o lanterna Atlético-GO e recebe a Chapecoense.

Por enquanto, dá para o são-paulino respirar um pouco mais aliviado. O time tem a sétima campanha do returno e, se mantiver a tendência, vai ganhar três, empatar três e perder três na reta final. 12 pontinhos são suficientes para se salvar, talvez até menos.

Mas com o São Paulo, já sabemos, a vida neste Brasileiro é uma montanha russa. Convém não bradar nem que "time grande não cai" e nem que "já caiu".

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.