Topo

Julio Gomes

Brasileiro, ato 24: todos os olhos no jogo do São Paulo

Julio Gomes

16/09/2017 14h12

Sim, é verdade. O Corinthians não está mais inspirando confiança. Mas mesmo que tropece contra o Vasco, domingo, no que promete ser um jogo duro, e mesmo que o Grêmio vença a Chapecoense, a vantagem ainda estará bem confortável para o líder.

Dois detalhes: o Corinthians não perde do Vasco desde 2010, e o Grêmio não venceu uma partida sequer com seu time reserva.

Não adianta. O grande jogo da rodada está mesmo lá na parte de baixo. Um confronto direto entre Vitória e São Paulo. Dois times que não empatam nunca (no retrospecto histórico). O Vitória, pior mandante, ganhou só 2 de 12 jogos em casa. O São Paulo, pior visitante, ganhou só 1 de 12 fora. O que esperar? Tudo. Ou nada.

Deve ser um jogo para lá de tenso, quem perder sabe que estará encaminhando a queda.

É uma rodada com alguns favoritos claros: Ponte Preta, Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras jogam em casa e contra adversários que assustam pouco. Mas já estamos cansados de saber que favoritismo, no Brasileirão, conta para muito pouco.

SÁBADO

19h Botafogo x Santos (Engenhão)
Turno: Santos 1-0
Colocação: 7-Fogo (34), 3-Santos (41)
Prognóstico: Fogo 1-0
Aposta: menos de 2,5 gols
Clássico esvaziado. O Santos, invicto há 17 jogos, vai com reservas (só Vanderlei e David Braz foram relacionados) após a viagem desgastante para o Equador. Vecchio volta após dois meses afastado. O Botafogo, outro time com a cabeça na Libertadores, deve mandar um mistão a campo. O Santos venceu os últimos seis jogos contra o Botafogo. São times que fazem e sofrem poucos gols.

21h Ponte Preta x Atlético-GO (Moisés Lucarelli)
Turno: Atlético 3-0
Colocação: 13-Ponte (28), 20-Atlético-GO (19)
Prognóstico: Ponte 2-0
Aposta: coluna 1
A Ponte só venceu uma das últimas sete partidas no campeonato, enquanto o lanterna Dragão perdeu só uma das últimas quatro e esboça reação. Jogo fundamental para a Ponte e Kleina na luta contra o Z4.

DOMINGO

11h Avaí x Atlético-MG (Ressacada)
Turno: CAM 1-0
Colocação: 14-Avaí (28), 11-CAM (30)
Prognóstico: 0-2
Aposta: duplo, empate ou Galo
Um desses jogos para mostrar o quer o Atlético daqui para frente. Brigar no alto e lá embaixo. O Avaí é o líder do returno, não perde há mais de um mês e começa, no discurso, a pensar alto (erro, o objetivo deve ser apenas somar e não cair). Segue sendo um time limitado que consegue pontos fora de casa por ter um ótimo goleiro, se defender bem e ter contado com um pouco de sorte. O Atlético, que nunca perdeu do Avaí na Série A (só caiu uma vez na Série B, em 2006), é o terceiro melhor visitante do Brasileiro e tem força máxima à disposição de Micale. Jogo de difícil prognóstico, mas vou de Galo. O fundamental neste confronto é o primeiro gol.

16h Flamengo x Sport (Ilha do Urubu)
Turno: Sport 2-0
Colocação: 5-Fla (35), 12-Sport (29)
Prognóstico: Fla 2-1
Aposta: coluna 1
O Flamengo de Rueda entra em uma semana fundamental. São três jogos em casa, contra Sport e Avaí no Brasileiro e contra a Chape pela Sul-Americana. Se vencer os três, chegará com confiança elevada para a final contra o Cruzeiro, terá avançado na continental  e se consolidado no G6. O jogo do turno marcou a primeira vitória de Luxemburgo no Sport, que não terá Diego Souza, suspenso. Flamengo é o claro favorito.

16h Corinthians x Vasco (Itaquera)
Turno: 2-5 Corinthians
Colocação: 1-Corinthians (50), 8-Vasco (31)
Prognóstico: Corinthians 1-0
Aposta: alguém ficará no zero
Não será um jogo fácil para o Corinthians. O Vasco melhorou com Zé Ricardo, está motivado e conteve a sangria defensiva. Mas eu não me engano pelos maus resultados corintianos. O desempenho continua bom e logo logo o time voltará a coletar bons resultados. Camacho substituirá Gabriel no meio, e Arana, fundamental, volta ao time. O Corinthians não perde do Vasco desde 2010 (12 jogos) e acredito que a série aumentará.

16h Atlético-PR x Fluminense (Baixada)
Turno: 1-1
Colocação: 9-CAP (31), 10-Flu (31)
Prognóstico: 1-1
Aposta: ambos farão gol
Dois times com a mesma pontuação e que oscilam demais, o que torna o prognóstico mais complicado. Depois de quatro vitórias seguidas e escalada na tabela, o Furacão fez só um gol nos últimos três jogos. O Flu jogou pela Sul-Americana na quinta e a melhor notícia é que Scarpa parece estar se reencontrando. Historicamente, o Flu não é daqueles fregueses do CAP na Baixada, já beliscou vitórias e muitos empates. Jogo pode ir para qualquer lado, seria aquele triplo na Loteca.

16h Grêmio x Chapecoense (Arena)
Turno: 3-6 Grêmio
Colocação: 2-Grêmio (43), 18-Chape (25)
Prognóstico: Grêmio 2-0
Aposta: coluna 1
O jogo do turno foi um dos mais animados do campeonato, com o Grêmio fazendo 6 na então líder Chape. Muita coisa rolou depois daquilo, a Chape já mandou dois técnicos embora, está com um interino (Emerson Cris). Renato, para variar, mandará reservas a campo. Será que finalmente o time B do Grêmio ganhará uma e ajudará o clube no campeonato?

16h Vitória x São Paulo (Barradão)
Turno: SPFC 2-0
Colocação: 17-Vitória (26), 19-SPFC (24)
Prognóstico: 2-2
Aposta: ambos farão gol
Talvez seja o jogo mais importante da rodada, pelas implicações de rebaixamento. Um jogo incrivelmente imprevisível. O pior mandante, o Vitória, recebe o pior visitante, o São Paulo. Se deixassem, capaz que os dois perdessem…  Curiosidade: o último empate entre eles foi registrado em 1994, 23 anos atrás. De lá para cá, foram 25 jogos com um time saindo vitorioso. Quando o mando é do Vitória, foram sete do time da casa e seis vitórias são-paulinas. O São Paulo viveu uma semana conturbada, com"visita" dos organizados e silêncio do time – nada de entrevistas. Quem perder, dará um passo significativo rumo à Série B.

19h Cruzeiro x Bahia (Mineirão)
Turno: Bahia 1-0
Colocação: 6-Cruzeiro (34), 15-Bahia (27)
Prognóstico: Cruzeiro 2-0
Aposta: coluna 1
O Cruzeiro tem retrospecto amplamente favorável contra o Bahia e jogará com os titulares. Raniel deve ser o substituto de Sassá.

SEGUNDA

20h Palmeiras x Coritiba (Pacaembu)
Turno: Coxa 1-0
Colocação: 4-Palmeiras (37), 16-Coxa (27)
Prognóstico: Palmeiras 3-1
Aposta: Palmeiras vence, mas sofre gol
Dudu volta ao Palmeiras, que teve a semana toda para treinar. Cuca quer uma arrancada para ainda sonhar com o título, o que é muito difícil. Mas passa por vencer jogos como este do Pacaembu, mesmo contra um adversário que costuma ser "chato" para o Palmeiras. Se fizermos um recorte das últimas 10 rodadas, o Palmeiras seria líder ao lado de Grêmio e Santos. E o Coxa, que volta a jogar sem Kléber, seria o lanterna.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.