Topo

Julio Gomes

Seleção brasileira parece ter apenas seis vagas abertas para a Copa

Julio Gomes

10/08/2017 12h18

Tite convocou nesta quinta-feira a seleção para os jogos contra Equador e Colômbia, pelas eliminatórias. Como o Brasil já está classificado para a Copa do Mundo do ano que vem, a lista poderia ter mais novidades. Não teve.

Os únicos nomes que não vinham sendo chamados foram os de Cássio e Luan. Merecidos, pelo que fazem no Campeonato Brasileiro.

Muitas pessoas lembram o bom campeonato de Vanderlei, do Santos, e o mau de Rodrigo Caio, do São Paulo, para reclamar da não convocação de um, da convocação do outro. Acho ambas as reclamações justas. Nunca haverá lista unânime.

Parecem haver, pela convocação e pela entrevista dada por Tite, apenas seis vagas abertas. Que foram ocupadas nessa chamada por Cássio, Fágner, Rodrigo Caio, Luan, Giuliano e Taison.

Os outros 17 parecem nomes certos na Copa (salvo lesões ou eventos fora do script). Os nomes dos garantidos, abaixo, seguem com um número entre parênteses. Acompanhe comigo do 1 ao 17.

No gol, Alisson (1) e Ederson (2), até pela idade, parecem garantidos. Com Cássio, disputam a terceira vaga Vanderlei, Weverton e Diego Alves.

Nas laterais, Daniel Alves (3), Marcelo (4) e Filipe Luís (5) estão garantidos. Rafinha e Danilo são as sombras de Fágner, Arana é uma opção para a esquerda.

Na zaga, Miranda (6), Thiago Silva (7) e Marquinhos (8) parecem consolidados. As ameaças a Rodrigo Caio são Gil e, talvez, David Luiz. Geromel parece um sonho distante. Acho o gremista bem mais jogador que Rodrigo Caio, apenas uma opinião.

No meio, Fernandinho (9), Casemiro (10), Paulinho (11) e Renato Augusto (12) são nomes certos. Giuliano tem tudo para seguir, sempre foi convocado, mas tem duas semanas para arrumar um clube para jogar. Perdeu espaço no Zenit e tem de sair.

Nas pontas, Neymar (13) e Philippe Coutinho (14) são titulares, Willian (15) está garantido.

Taison e Luan são os reservas. Douglas Costa é uma opção. Mas também concorrem por essas três vagas (incluindo a de Giuliano) jogadores que ocupariam um espaço no meio de campo: Diego ou Rodriguinho. Até mesmo Éverton Ribeiro está no radar, segundo Tite. Meu palpite é que, desta turma toda, irão para a Copa um jogador com característica de jogar pelos lados, um que faça mais o "box to box" e o terceiro em função do momento.

O momento é de Luan. Que, segundo Tite, foi convocado para fazer a função de Coutinho, não de Renato Augusto. O fato é que a melhor posição do ainda gremista é por trás do atacante, em um 4-2-3-1. Não é o sistema tático de Tite.

Finalmente, para o comando de ataque Gabriel Jesus (16) e Firmino (17) são nomes quase certos. Vida dura para Diego Souza, Richarlison ou mesmo Jô.

Me dá pena não ver Fabinho, do Monaco, como uma opção. Poderia jogar na lateral direita e também no meio. De resto, é isso aí.

Tite convoca Cássio e Luan para jogos da seleção

UOL Esporte

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.