Topo

Julio Gomes

Uma falta que talvez explique o futuro de Neymar

Julio Gomes

23/07/2017 08h16

Primeiro jogo de pré-temporada. Valendo pouco, quase nada. O Barcelona já vencia a Juventus por 2 a 0, em uma noite de Neymar. Dois belos gols, o segundo passando por meio time da Juve dentro da área – uma pintura.

E eis que surge uma falta para o Barcelona, cometida sobre Neymar, aos 37min de jogo. Falta na cabeça da área, de frente para o gol. Nem um pouquinho para a esquerda nem para a direita. De frente. Boa para canhotos. Boa para destros. Boa para quem mete gol de falta.

Messi se posiciona. Neymar se posiciona. Messi bate.

Mesmo em um amistoso de pré-temporada. Mesmo em uma noite inspirada de Neymar, claramente a fim de jogo. Mesmo tendo Neymar provado inúmeras vezes que é capaz de guardar aquela falta. Quem bate é Messi. Hierarquia.

A saída de Neymar do Barcelona para o PSG tem pinta de que vá mesmo ocorrer. O PSG quer pagar a multa e só precisa fazê-lo sem ferir o fair play financeiro. Neymar já avisou a galera brasileira do clube francês que está a fim de ir. O pai já negociou o salário astronômico. E até mesmo os catalães já se cansaram da ganância exagerada e, pelo que mostram algumas enquetes (sem valor científico), o torcedor quer mais é que ele se mande. Com o dinheiro, daria para trazer Dybala, por exemplo.

Por que Neymar vai trocar uma camisa como a do Barcelona por outra?

Só há três razões plausíveis.

1- Dinheiro. 2- Sair da sombra de Messi para ter um time "para ele" na busca do trono de melhor do mundo. 3- Fazer história em um clube que ainda tem muitos troféus a serem conquistados.

Esportivamente, não faz sentido. Jogar em uma liga pior, que apresenta menos desafios profissionais e deixar de jogar lado a lado com um dos maiores da história.

Cidade? Bom, quem ousar colocar "morar em Paris" como uma vantagem sobre "morar em Barcelona" logicamente nunca morou nem em uma nem em outra. No máximo, visitou.

Mau relacionamento no vestiário? Nunca houve qualquer sinal disso.

As três razões acima precisam ser respeitadas. Cada um é dono do seu destino, das suas vontades. Não é falta alguma de respeito, no entanto, discordar delas. Se for por dinheiro ou se for para ser o melhor do mundo, acho uma tristeza.

Se for pelo desafio de desbravar o mundo e levar o PSG a feitos inéditos, já acho uma razão muito bacana e elogiável. E certamente será a versão oficial da possível transferência, porque é mais honrosa. Daí a acreditar nela…

A carreira de Neymar sempre foi marcada pela busca do dinheiro. Não me refiro especificamente a ele, mas a quem toma as decisões nesse sentido (seu pai no topo do processo decisório). Nos tempos de Santos, era debate sobre renovação ou venda quase todos os meses. Aí vimos uma das transações mais picaretas que o futebol já teve notícia. E, já no Barcelona, todo verão é a mesma coisa. Notícias e mais notícias sobre interessados. O clube X quer Neymar, o clube Y oferece o mundo a Neymar, o clube Z vai pagar a multa.

Os que estamos nesse meio sabemos muito bem como essas coisas funcionam. Notícias plantadas para "valorizar o passe" e conseguir algum benefício financeiro na mesa de negociações.

Isso gera desgaste e, claro, cria uma imagem. E a tal imagem faz ficar difícil acreditar que "fazer história no PSG" seja mais relevante do que o dinheiro na tomada de decisão.

Sair da sombra de Messi?

Se for para sair da sombra para ser o melhor do mundo, podemos criticar à vontade. Este é um jogo coletivo, é um equívoco buscar obsessivamente premiação individual. É uma mentalidade distorcida. E tem mais. Se ele se considera o melhor do mundo, ou se é convencido disso pelo pai e outras pessoas do staff, vá a campo e seja o melhor do mundo.

Ele não joga fora de posição no Barcelona. Aliás, já vimos pela própria seleção que ele rende muito melhor pela esquerda com liberdade do que como um 10.

Mas se for para sair da sombra de Messi para bater aquela falta que ele não pôde bater ontem. Bem, nesse caso… vá com fé, Neymar.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.