Topo

Julio Gomes

Brasileiro, ato 14: enquanto o Corinthians voa, os outros rebolam

Julio Gomes

15/07/2017 16h43

Não fosse o Brasileiro essa eterna caixinha de surpresas, já seria possível dizer que o campeonato acabou. Podem dar a taça para o Corinthians.

Mas por aqui tudo é possível. Enquanto o Corinthians passa a ser favorito contra quem que jogue, onde quer que jogue, os rivais Palmeiras e São Paulo lutam contra crises profundas. O primeiro tem elenco "para ganhar tudo" e pinta de que não vai ganhar nada. E o segundo, após o tropeço contra o lanterna, entrou de vez na lista de rebaixáveis.

O grande jogo da rodada é o Cruzeiro x Flamengo de domingo. Dois bons times, em bom momento – o Flamengo, apesar de perder para o Grêmio, segue muito forte. O Botafogo x Sport de segunda também promete. E olho para o duelo de Chapecó, que pode afundar o São Paulo ainda mais.

SÁBADO

19h Corinthians 1 x 0 Atlético-PR
Sim, uma hora alguém vai derrotar o Corinthians! Não, não tem pinta de que será no sábado.

DOMINGO

11h Palmeiras 2 x 1 Vitória
Jogo perigoso para um Palmeiras que teve "visita" dos organizados após a derrota no dérbi. O Vitória é capaz do melhor e do pior, e geralmente o melhor é quando joga fora de casa. O time baiano nunca venceu o Palmeiras fora de casa em Brasileiros, mas, em 2003, fez 7 no antigo Palestra Itália pela Copa do Brasil.

16h Vasco 1 x 1 Santos
Jogo será no Engenhão, com portões fechados, o que é obviamente uma vantagem para o Santos, que venceu o Vasco no Rio pela última vez em 2005.

16h Cruzeiro 1 x 1 Flamengo
O Cruzeiro está embalado e subindo, enquanto o Flamengo sofreu um duro golpe com a derrota para o Grêmio. São dois times que não jogam de forma maluca ofensivamente.

16h Grêmio 1 x 0 Ponte Preta
Bom jogo para o Grêmio vencer e embalar de novo, após o fantástico resultado no Rio de Janeiro. Mas a Ponte sabe jogar de forma reativa e incomodar favoritos, e nunca foi um rival fácil para o Grêmio. Não tem pinta de vitória fácil.

16h Atlético-GO 1 x 3 Atlético-MG
O Galo deixou cinco pontos escapar após a enormidade de gols perdidos contra Botafogo e Santos. O Brasileiro já parece um sonho impossível. Mas a diferença para o xará goiano é grande demais para apostar contra o time de Roger.

16h Chapecoense 2 x 1 São Paulo
Duelo que vale muito na briga contra o rebaixamento. É isso aí, até que se prove o contrário, a sultado, o briga do São Paulo é na rabeira.

19h Coritiba 2 x 2 Fluminense
O Coxa finamente espantou a má fase ganhando na Ressacada. É o Flu que não ganha faz tempo pelo Brasileiro e costuma sofrer em Curitiba.

19h Bahia 1 x 0 Avaí
Após tantos bons jogos sem o devido resultado, o Bahia ganhou da Ponte e tem uma ótima chance de ganhar mais uma.

SEGUNDA

20h Botafogo 1 x 1 Sport
Duelo que fecha a rodada promete. O Botafogo é um time sólido, e o Sport de Luxa ganhou seis seguidas, sem sofrer gols. Jogo de difícil prognóstico.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.