Topo

Julio Gomes

Rodada clareia as coisas: só o Flamengo persegue o Corinthians

Julio Gomes

10/07/2017 11h30

A zebraça em Porto Alegre e os resultados normais em Belo Horizonte e Rio de Janeiro deixaram Grêmio, Palmeiras e Atlético Mineiro ainda mais longe do líder Corinthians. Só Flamengo e Santos conseguiram manter a pegada, ganhando clássicos regionais.

Mas fica cada vez mais claro que é só mesmo o Flamengo que pode tirar o título do Corinthians.

"Ah, mas é muito cedo, muita coisa pode acontecer".

Bom, assim é fácil comentar futebol! Sempre vai ser muito cedo ou muito tarde ou muito equilibrado ou isso ou aquilo.

O fato é que, no fim desta semana, já teremos percorrido mais de um terço do campeonato. E no comecinho de agosto acaba o turno.

O Corinthians é um time de recorde e consistência. Dez vitórias, dois empates e nenhuma derrota, uma campanha surreal. Não porque o time não seja bom. Mas porque não parecia ser TÃO bom. Ou tão ponta firme. Os méritos são todos de Fábio Carille, um técnico que traz ares novos e métodos atualizados. Jô é um jogador que faz muita diferença, como fez também no Atlético-MG, por ganhar muitas bolas de desafogo (e, claro, de quebra, fazer e preparar gols).

O elenco do Corinthians não tem muita gordura. Mas não há sinais de que a janela de transferências vá machucar muito. E, de qualquer forma, está claro que a força do time é o jogo coletivo e solidário.

O Flamengo segue um caminho parecido. Se o Corinthians tomou apenas cinco gols no campeonato, o Flamengo tomou oito. São as duas melhores defesas. Menos por nomes, mais por sistema.

Outra coisa muito importante que ambos têm em comum é não estarem na Libertadores.

Grêmio, Santos, Palmeiras, Atlético Mineiro e Botafogo não titubearão nem por três segundos antes de poupar jogadores nas partidas próximas às da competição sul-americana. E está com cara de que os cinco passarão para as quartas de final.

Corinthians e Flamengo já pouparam vários titulares em seus jogos na Copa Sul-Americana, mostrando que o Brasileiro é a grande prioridade dos dois clubes mais populares do país.

Então mesmo que o Palmeiras, por exemplo, ganhe o clássico de quarta-feira, é plausível imaginar que mais para frente Cuca abrirá mão de alguns jogadores e possivelmente acabará comprometendo alguns pontos.

O Corinthians tem nove pontos a mais. E o Flamengo tem mais jogadores capazes de decidir partidas em dias em que as coisas não funcionem coletivamente.

Tudo indica que, pela primeira vez nos pontos corridos, a disputa ficará restrita às duas maiores nações de torcedores no Brasil.

Palmeiras x Corinthians, na quarta-feira, e Flamengo x Grêmio, na quinta, são jogos que deixarão isso ainda mais claro. Ou que marcarão um sopro de esperança para os adversários. Um sopro, nada mais. E, depois dessa rodada, o Corinthians recebe o Atlético-PR e visita o Avaí, enquanto o Flamengo pega Cruzeiro e Palmeiras. Olho, porque o campeonato pode virar uma briga apenas do Corinthians contra os recordes.

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.