Topo

Julio Gomes

Brasileiro, ato 11: rodada de jogões é condicionada pela Libertadores

Julio Gomes

01/07/2017 10h46

A 11a rodada do Brasileirão prometia. Ainda promete, talvez. Mas, infelizmente, está totalmente condicionada ao início do mata-mata da Libertadores, com seis clubes envolvidos em jogos no meio da próxima semana.

Palmeiras e Grêmio abrem a rodada neste sábado em um clássico nacional que pode perfeitamente ter implicações de título. Mas os dois mandarão a campo times reservas no Pacaembu. Uma grande pena, pois poderíamos ver um baita duelo entre dois dos mais fortes do país.

Ambos jogaram no meio de semana pela Copa do Brasil e jogarão semana que vem pela competição continental. Não concordo com a lógica de colocar titulares na Copa do Brasil e reservas no Brasileiro. O argumento é sempre a Libertadores. "A Copa do Brasil é o caminho mais curto". Outro argumento é que "no Brasileiro dá tempo para recuperar".

Será que dá mesmo?

Se era para poupar, ambos deveriam ter poupado na Copa do Brasil. E não arriscar tanto com "times alternativos" em um confronto direto. O Grêmio já perdeu pontos importantes fazendo isso na Ilha do Retiro, em um momento em que o Sport vivia péssima fase e jogava com técnico interino.

O Atlético Mineiro só não poupará jogadores porque tem, no domingo, o clássico contra o Cruzeiro. Não dá para abrir mão de clássico. Roger escolheu, então, poupar em Chapecó semana passada. Deu certo. Como o Galo ficou muito para trás na classificação do Brasileiro, faz mais sentido focar nas Copas – é diferente de Palmeiras e Grêmio.

O Santos vai poupar titulares contra o Atlético, em Goiânia. Um jogo que todos os candidatos a título vão vencer e ele passa a arriscar pontos "fáceis". O Atlético-PR nem levou meio time para Recife. E o Botafogo só não vai colocar time reserva contra o Corinthians porque falta elenco.

Justamente o Corinthians e o Flamengo são os beneficiados neste momento que a Libertadores está de volta. Ambos estão claramente focados no Brasileiro e, se preciso for, abrirão mão de titulares na Sul-Americana.

O Corinthians abre vantagem na liderança, e o Flamengo, até pela maratona gremista, é quem se perfila como principal perseguidor. Mas olho! Botafogo e São Paulo, que vão a Itaquera e à Ilha do Urubu, respectivamente, costumam ser visitantes indigestos historicamente para os dois clubes mais populares do país.

O jogo a jogo da rodada:

SÁBADO

16h Palmeiras 3 x 2 Grêmio
Duelo de times reservas no Pacaembu, ambos pensando na Libertadores da América. O Palmeiras tem retrospecto positivo contra o Grêmio em Brasileiros e, no Pacaembu, nunca perdeu do rival gaúcho (11 vitórias em 14 partidas). O elenco palmeirense é mais farto, Cuca já vem mudando mesmo o time com frequência, essas são vantagens do atual campeão.

19h Atlético-GO 2 x 0 Santos
O Dragão perdeu três jogos seguidos por 1 a 0, criando muitas chances de gol e perdendo as oportunidades. Sem dúvida, Doriva aproveitou a semana livre para tentar melhorar esse aspecto e Wálter, relacionado, pode reaparecer. O Santos também tem problema parecido, ficou três dos seus últimos quatro jogos sem marcar. O time não está agradando, e Levir deve poupar alguns titulares e veteranos pensando em Libertadores. Chance boa para zebra.

DOMINGO

16h Flamengo 2 x 0 São Paulo
O Flamengo, finalmente, embalou. Não perdeu como mandante nesta temporada e venceu os três jogos que fez na Ilha do Urubu, que vai ganhando contornos de caldeirão. O São Paulo, que teve a semana livre para treinar, reformula o elenco com o campeonato em andamento e agora perdeu Thiago Mendes. Foram dois empates e três derrotas nos últimos cinco jogos. A pressão sobre Rogério Ceni só não é gigante porque a diretoria virou o principal alvo. Se der a lógica no Rio, o São Paulo pode acabar a rodada na zona de rebaixamento. Retrospecto: nos últimos quatro campeonatos (oito jogos), o Flamengo só ganhou do São Paulo uma vez, em 2015, no Maracanã. Neste século, o São Paulo tem mais vitórias como visitante que o Flamengo como mandante.

16h Corinthians 1 x 0 Botafogo
Enquanto o Corinthians poupou alguns titulares do jogo na Colômbia, o Botafogo sofre com um elenco curto e tem dificuldade até para rodar jogadores. Teve um jogo duro contra o Atlético-MG pela Copa do Brasil, enfrenta o Corinthians e na semana que vem vai ao Uruguai pegar o Nacional. São dois times que jogam de forma parecida, com muita obediência tática e velocidade nas transições, mas o Corinthians tem mais armas ofensivas quando precisa propor o jogo. Nos últimos 10 anos, o Corinthians ganhou só 4 de 20 jogos contra o Fogão. Nos últimos 10 jogos como visitante, o Botafogo ganhou 4 e perdeu só 2. É um retrospecto recente favorável, mas o momento dos times não permite que o Corinthians não seja considerado favorito.

16h Atlético-MG 1 x 2 Cruzeiro
Clássico é clássico. E vice-versa! Piadinhas à parte, esse é um jogo de difícil prognóstico. Na história do Brasileirão unificado, 22 vitórias para cada lado. Para ser campeão mineiro, o Galo venceu e quebrou uma série de oito jogos e dois anos sem bater o maior rival. Os dois pouparam os titulares recentemente e mostraram mais gás pela Copa do Brasil, no meio de semana. Jogando no Independência, só com torcida contra, acredito que o Cruzeiro atuará como Mano gosta. Fechado, bem postado e explorando contra ataques.

16h Sport 1 x 1 Atlético-PR
Tradicionalmente um confronto de raras vitórias dos visitantes, e o Atlético-PR poupará meio time pensando na Libertadores – sete jogadores nem viajaram. A boa sequência de quatro vitórias no Brasileiro foi quebrada com um sonoro 4 a 0 para o Grêmio, no Sul. Já o Sport comemorou o título pernambucano no meio de semana e comemora também o fato de Diego Souza ter, por enquanto, decidido ficar. O Sport tem ligeiro favoritismo para o confronto, mas o Atlético pode aproveitar o fato de o time de Luxemburgo estar sofrendo em casa para tentar arrancar um ponto.

16h Vitória 0 x 2 Bahia
Mais um clássico de difícil prognóstico. O Bahia está há cinco jogos sem vencer, mas não vem jogando mal e pegou uma tabela complicadíssima, enfrentando Corinthians, Grêmio, Flamengo e Palmeiras. Pode ter Régis de volta. O Vitória começou a colecionar bons resultados com Gallo, mas perdeu duas seguidas. Neste ano, o Vitória se deu bem com dois empates e foi campeão estadual, mas o Bahia eliminou o rival na semi da Copa do Nordeste.

19h Coritiba 1 x 0 Vasco
Jogo será na Vila Capanema. Os dois times tiveram a semana livre, então deve ser um jogo interessante, pegado e bem jogado. O Coxa conseguiu um efeito suspensivo e terá a volta do Gladiador-socador-cuspidor Kléber. Desde o surto do atacante, o Coxa passou quatro jogos sem fazer gols. Já o Vasco luta contra o estigma de ser um leão em casa, um gatinho fora – como visitante, perdeu quatro de quatro. Luis Fabiano, suspenso, não joga. É um desfalque e tanto – o substitulo será Thalles.

19h Avaí 1 x 0 Ponte Preta
Jogo crucial para as pretensões do Avaí, que saiu da lanterna com uma improvável vitória sobre o Botafogo, no Rio. Precisa vencer esses jogos em casa se não quiser voltar para a Série B. A Ponte Preta jogou pela Sul-Americana no meio de semana e não terá seus veteranos: Emerson Sheik, Renato Cajá e Rodrigo.

SEGUNDA

20h Fluminense 3 x 1 Chapecoense
O jovem time do Flu goleou no meio de semana, enquanto a Chape perdeu pela Sul-Americana. Outrora líder do campeonato, a Chape perdeu quatro seguidas, seis das últimas sete. Tem sofrido muitos gols e feito poucos. Saiu dos trilhos, enfim. O Fluminense é o maior favorito da rodada. Mas esses jogos de segunda têm aprontado algumas surpresas…

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.