Topo

Julio Gomes

Brasileiro, ato 10: na rodada da “final”, Grêmio pode ampliar freguesia

Julio Gomes

24/06/2017 06h00

Você sabia que ninguém ganhou mais do Corinthians em Campeonatos Brasileiros do que o Grêmio? Que, em Porto Alegre, o aproveitamento gremista contra o rival de domingo supera os 70%? E que desde a inauguração da Arena do Grêmio o Corinthians só apanhou por lá?

Resultados do passado não garantem os do futuro. Retrospecto não ganha jogo. A não ser que… o retrospecto entre na cabeça dos jogadores que estarão em campo. Aí, pode ser um fator de grande influência.

O Corinthians não vence o Grêmio no Sul desde 2011, na campanha do título, com Tite em um banco e Renato Gaúcho no outro. De lá para cá, foram cinco derrotas e um empate na Copa do Brasil de 2013 – aquele jogo foi para os pênaltis e você se lembra do que Alexandre Pato fez diante de Dida. Foi também contra o Grêmio, no Sul, que o Corinthians foi rebaixado, em 2007. Talvez a única grande lembrança mesmo seja aquela final da Copa do Brasil de 95, a de Marcelinho Carioca.

No Brasileiro unificado, foram 28 vitórias gremistas sobre o Corinthians (23 derrotas). No Brasileiro a partir de 71 (é o que vale, me desculpem os que acompanham a canetada da CBF), são 26 vitórias do Grêmio, 12 empates e 19 corintianas.

O discurso de Fábio Carille é de que o jogão de domingo, disparado o mais relevante da rodada, não é uma final coisa nenhuma. Ou melhor, é tão final como qualquer outro jogo.

É louvável que o Corinthians encare todos os jogos como finais. Mas essa é, digamos, mais final que as outras. É um confronto direto, oras bolas. Imaginem o soco na mesa que não seria o Corinthians ganhar na casa do Grêmio e abrir quatro pontos na tabela? Mas, pelo menos no discurso, o time paulista irá a Porto Alegre buscar um pontinho.

Quem busca empate costuma coletar derrotas. O Corinthians não poderá dar a bola para o Grêmio e viver apenas de contra ataque. Melhor defesa do campeonato, a chave para o Corinthians parar o melhor ataque será bloquear as linhas de passes entre os ótimos volantes gremistas e Luan. Quando recebe com liberdade, Luan, melhor jogador do Brasileiro até agora, é capaz de fazer qualquer coisa. Avançar e finalizar, tabelar, dar passes de gol.

É o típico jogo em que quem marcar primeiro deverá ganhar. E eu acredito que, por futebol e histórico, o Grêmio leva ligeiro favoritismo.

Aqui vão os prognósticos da rodada completa:

SÁBADO

19h Santos 3 x 1 Sport
Desde a saída de Dorival Jr, o Santos simplesmente não toma gol (cinco jogos sem ser vazado). A boa vitória em Salvador foi ofuscada pela possível transferência de Lucas Lima para o Barcelona no final do ano – só se falou nisso. A sequência é boa e é a oportunidade de se aproximar dos líderes, que têm confronto direto. O Sport, que tem o desfalque de Rithely, nunca venceu o Santos na Vila Belmiro (11 derrotas e 5 empates).

DOMINGO

11h Vasco 2 x 0 Atlético-GO
Apesar de toda a tensão política, o time vem dando conta do recado em São Januário. O Atlético-GO passou em branco em cinco das seis derrotas que sofreu, e essa é a chave para o Vasco: a defesa mais vazada do Brasileiro precisar estar mais concentrada e evitar algum gol bobo que deixe o time contra a parede. O Vasco tem vencido os jogos que o deixarão sempre longe da briga contra o rebaixamento e é favorito para ficar com mais três pontos.

16h Grêmio 2 x 0 Corinthians
É uma daquelas "finais" no meio de um campeonato de pontos corridos. Uma hora o Corinthians vai perder, não é mesmo? Acredito que o futebol que o Grêmio tem apresentado e o fator casa irão falar mais alto. É um duelo entre o melhor ataque e a melhor defesa, e a chave para o Corinthians é não deixar o Grêmio confortavelmente com a bola no meio de campo. Precisa anular as ações de Luan, melhor jogador do campeonato até agora.

16h São Paulo 1 x 1 Fluminense
Dois times pouco confiáveis. Um, porque é fraco e simplesmente não se encontra. O outro, por ser muito jovem e alternar grandes e maus momentos. Nos últimos 10 anos, o São Paulo venceu quatro vezes o Flu como mandante, perdeu outras quatro e empatou três.

16h Cruzeiro 1 x 0 Coritiba
Após dois bons jogos contra os líderes, Mano resolveu poupar todo mundo e se deu mal em Campinas. Vamos ver se pelo menos a consequência de abrir mão daquele jogo será vencer o deste domingo em casa, contra um Coritiba que correu muito na quinta à noite contra o Grêmio. O empate do ano passado foi o primeiro jogo do Coxa sem perder no Mineirão em quase dez anos. A última vitória foi em 2004.

16h Atlético-PR 1 x 0 Vitória
O teórico favoritismo é do Atlético-PR, que engatou três vitórias seguidas e joga em casa. Mas cuidado. Foram três 1 a 0 e em todos eles o Furacão passou bem perto de ficar sem o resultado. É um jogo perigoso, onde a zebra pode aparecer. Ao contrário de outros grandes do futebol brasileiro, o Vitória já beliscou bons resultados na Arena da Baixada.

16h Ponte Preta 0 x 1 Palmeiras
A Ponte tem 100% de aproveitamento em casa, mas pode precisar poupar alguns de seus veteranos para evitar lesões. O Palmeiras, que tem jogado melhor fora de casa, tem um elenco com mais recursos, mas precisa combater uma série negativa contra a Ponte. Nos últimos seis jogos entre eles, a Ponte ganhou quatro, empatou no Allianz ano passado pelo Brasileiro e só perdeu a partida de volta da semifinal do Paulista, conseguindo a classificação mesmo com a derrota. Curiosidade: nos últimos 10 anos, houve apenas um empate em 20 jogos entre os clubes.

18h30 Bahia 2 x 2 Flamengo
O Flamengo não consegue engatar duas vitórias seguidas no Brasileiro e tem pela frente um Bahia que joga melhor do que mostram os últimos resultados. A Fonte Nova estará cheia, e acredito em um jogo movimentado, com chances para os dois e muitos gols.

19h Chapecoense 3 x 2 Atlético-MG
Após ceder 1 gol nos primeiros quatro jogos, a Chape levou 17 nos cinco subsequentes. Uma peneira. Os jogos da Chape estão difíceis de prognosticar e eu consideraria o Atlético favorito. Mas o Galo poupará jogadores às vésperas da maratona de Copa do Brasil e Libertadores, com clássico contra o Cruzeiro no meio, e deverá escalar um time reserva.

SEGUNDA

20h Botafogo 2 x 0 Avaí
A rodada acaba com um jogo com claríssimo favorito. O Botafogo vive grande momento, recupera lesionados e deve passar por um Avaí que não consegue levantar a cabeça nem fazer gols.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.