Topo

Julio Gomes

Na rodada dos favoritos, líderes não se distraem antes de "final"

Julio Gomes

22/06/2017 22h51

A história de que em campeonato de pontos corridos "todos os jogos têm o mesmo valor" é uma grande cascata. É claro que há jogos maiores do que outros. Em momentos chave, duelos diretos, última rodada. Os pontos podem ser os mesmos, mas as consequências são maiores.

Grêmio e Corinthians farão a segunda "final" do Brasileirão. A primeira, a meu ver, era o Flamengo x Atlético Mineiro logo na primeira rodada. Como já sabemos, aquela "final" passa longe de ter o tamanho que imaginávamos. O Flamengo ainda ganha alguns jogos e tem reforços para estrear. O Galo é a grande decepção deste primeiro quarto de campeonato.

Agora, temos uma primeira final "de verdade". E lá no fim da disputa veremos se vamos (ou não) nos lembrar do clássico de domingo.

Corinthians, com 23 pontos, e Grêmio, com 22, abriram vantagem considerável na tabela. O Santos, terceiro, tem 16. O Flamengo chegou a 14, o Palmeiras tem 13. Isso para falar dos três primeiros do campeonato passado e possíveis perseguidores.

A coisa mais fácil do mundo era que os líderes se distraíssem nos jogos desta quinta-feira, talvez com a cabeça já no fim de semana. Não foi o que aconteceu.

O Corinthians fez 3 a 0 no Bahia, em Itaquera. A única má notícia foi a expulsão de Gabriel, que desfalcará a equipe em Porto Alegre. Gabriel já estava pendurado, levou um justo amarelo e deveria ter sido expulso ainda no primeiro tempo. Acabou sendo no segundo, em um lance em que nem falta fez.

Já o Grêmio sofreu bem mais para ganhar do Coritiba por 2 a 0. Fez um gol no começo com Pedro Rocha, exigiu várias grandes defesas de Wilson, mas também foi pressionado e correu riscos em boa parte do segundo tempo. No fim, Fernandinho matou a partida. O Coritiba, agora quinto colocado, não vai passar nem perto do Z4. É um time bom, muito organizado e temos de ficar de olho nesse Galdezani – ótimo jogador.

Como destacamos aqui no blog, esta era uma rara rodada com favoritos claros em metade dos jogos.

Corinthians e Grêmio, líderes, não desapontaram. O Flamengo também não, fazendo 5 a 1 na Chapecoense, com dois de Diego e três de Guerrero. Um resultado de impacto, logo antes dos reforços estrearem.

Na quarta, o Palmeiras já havia vencido o Atlético-GO por 1 a 0. É verdade que Prass salvou no finalzinho e o Palmeiras não jogou muita bola, mas ganhou a terceira em quatro. Até o Atlético-PR podemos dizer que confirmou o favoritismo, já que o São Paulo é freguês de carteirinha quando joga na Arena da Baixada.

Só quem decepcionou mesmo e não confirmou o favoritismo foi o Atlético Mineiro, que ficou no 2 a 2 com o Sport. E não só isso. Não jogou nada e ficou mais perto de levar do que de fazer o terceiro.

A próxima rodada tem jogos interessantes. Rogério Ceni e Roger pressionados, desafios fora de casa para Palmeiras e Flamengo, a chance de o Santos se aproximar. Mas nada se compara ao Grêmio x Corinthians de domingo.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.