Topo

Julio Gomes

Brasileirão fica sem 18 convocados; Corinthians é o mais prejudicado

Julio Gomes

06/06/2017 04h00

Uma das coisas mais lamentáveis do calendário do futebol brasileiro, senão a mais lamentável, é o fato de o campeonato não parar em datas Fifa. Entre todos os países que jogam futebol seriamente, o Brasil é o único que não respeita o próprio produto principal.

Assim, quem paga o preço são clubes e torcedores. Ainda mais neste momento em que o futebol brasileiro, mais forte financeiramente, tem ido buscar tantos jogadores em países vizinhos.

No total, 18 jogadores convocados por diversas seleções desfalcarão o Brasileiro nas próximas três rodadas – a quinta, que começa nesta terça-feira, com Fluminense x Atlético-PR, a sexta, no fim de semana, e a sétima rodada, do meio da semana que vem. Poderiam ser até 22 desfalques, não lesões ou liberações.

O clube mais prejudicado é o Corinthians, que tem os mesmos 10 pontos da Chapecoense, mas aparece atrás na classificação pelo saldo de gols. O Corinthians perde três titulares, Fágner e Rodriguinho para a seleção brasileira, e Romero para a paraguaia – que só não levou também Balbuena porque o zagueiro está machucado.

Os três desfalcam o Corinthians contra o Vasco, em São Januário, nesta quarta. Romero, pelo menos, estará de volta para o clássico contra o São Paulo, domingo, e o jogo contra o Cruzeiro, na outra quarta – ambos em Itaquera.

O Palmeiras também perderia três jogadores, mas Guerra foi dispensado do amistoso da Venezuela. Mina e Borja, porém, estarão com a Colômbia para duas partidas na Espanha e perderão duelos contra Coritiba, Fluminense e Santos.

Atlético Mineiro, Flamengo, São Paulo e Sport perdem dois titulares cada. Atlético-PR, Bahia, Botafogo, Cruzeiro e Fluminense perdem um jogador. O Santos só não perde Lucas Lima porque o meia foi cortado por lesão. Outros oito clubes não serão afetados.

Ao contrário do Corinthians, a outra líder do campeonato, a Chapecoense, e o Grêmio, terceiro colocado e quem está apresentando o futebol mais bonito do Brasil, segundo seu treinador, não perderão ninguém. Lucas Barrios, que está voando com a camisa tricolor, não foi convocado pelo técnico Arce para o amistoso do Paraguai contra o Peru. Chape e Grêmio fazem um duelo direto pela ponta nesta quarta, em Chapecó.

Veja a lista de convocados que atuam no Brasileirão (entre parênteses, os jogos que cada jogador vai perder):

Atlético-MG – Cazares-EQU, (Ava, Vit, Atl-pr), Otero-VEN (Ava)
Atlético-PR – Weverton (Flu, Sant, Atl-mg)
Bahia – Armero-COL (Cru, Gre, Coxa*)
Botafogo – Gatito Fernández-PAR (Sant)
Corinthians – Fágner, Rodriguinho (Vas, SP, Cru), Romero-PAR, Balbuena-PAR** (Vas)
Cruzeiro – Arrascaeta-URU**, Caicedo-EQU (Bah, Atl-go, Corin)
Flamengo – Guerrero-PER, Trauco-PER (Spo, Ava, PP)
Fluminense – Orejuela-EQU (Atl-pr, Palm, Gre*)
Palmeiras – Borja-COL, Mina-COL, Guerra-VEN** (Coxa, Flu, Sant)
Santos – Lucas Lima** (Bot, Atl-pr, Palm)
São Paulo – Rodrigo Caio, Cueva-PER (Vit, Cor, Spo*)
Sport – Diego Souza (Fla, Vas, SP*), Mena (Fla, Vas, SP, Vit, Atl-mg, San, Atl-pr)***

Não foram prejudicados:
Atlético-GO, Avaí, Chapecoense, Coritiba, Grêmio, Ponte Preta, Vasco e Vitória

* jogos na quinta-feira, dia 15, então pode ser que estes jogadores voltem a tempo de atuar

** jogadores liberados ou cortados por lesão, ou seja, desfalcam seus times do mesmo jeito

*** Mena estará com o Chile na Copa das Confederações durante todo o mês de junho

Amistosos das seleções sul-americanas:

7/6 – Quarta
Espanha x Colômbia – Murcia (ESP)
Itália x Uruguai – Nice (FRA)
Bolívia x Nicarágua – Yacuiba (BOL)

8/6 – Quinta
Peru x Paraguai – Trujillo (PER)
Equador x Venezuela – Boca Raton (EUA)

9/6 – Sexta
Brasil x Argentina – Melbourne (AUS)
Rússia x Chile – Moscou (RUS)

13/6 – Terça
Brasil x Austrália – Melbourne (AUS)
Cingapura x Argentina – Cingapura (CIN)
Romênia x Chile – Cluj (ROM)
Camarões x Colômbia – Getafe (ESP)
Peru x Jamaica – Arequipa (PER)
Equador x El Salvador – New Jersey (EUA)

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.