Topo

Julio Gomes

Futebol europeu vê a quebra de duas hegemonias bizarras

Julio Gomes

25/05/2017 12h19

A Juventus conquistou no último fim de semana o hexacampeonato italiano e muito se ouviu sobre a busca por um "recorde". Igualar os sete títulos franceses seguidos conquistados pelo Lyon. O problema é que, para essa série ser um "recorde", é necessário separar subjetivamente as ligas europeias entre "competitivas" e "nem tanto".

Se considerarmos somente as ligas mais poderosas, o hepta do Lyon de Juninho e cia e o hexa da Juventus de Buffon e cia são feitos máximos.

Mas, se considerarmos todos os campeonatos domésticos da Europa, há times que ganharam mais títulos consecutivos. E duas dessas hegemonias foram quebradas justamente no último fim de semana, enquanto os olhos estavam todos voltados para os títulos de Juventus e Real Madrid – que disputarão também o título europeu, no dia 3 de junho.

As duas maiores sequências de títulos domésticos na Europa são do Skonto Riga, da Letônia, e do Lincoln Red Imps, do minúsculo Gibraltar. Ambos ganharam 14 campeonatos seguidos. O Skonto, entre 1991 e 2004, dominando a liga letã após a independência da União Soviética.

O Lincoln Red Imps ganhou o campeonato de Gibraltar entre 2003 e 2016 e perdeu justamente a chance de conquistar o 15o título consecutivo. Gibraltar, para quem não sabe, é um território britânico localizado no sul da Espanha. É basicamente uma cidade de 30 e poucas mil pessoas (vale conhecer, por sinal, é muito bacana). Só tem um estádio de futebol, onde são disputados todos os jogos do campeonato. Não dá para ser mais "raiz" que isso. Bem, talvez "amador" seja uma definição melhor.

Depois de tropeçar na penúltima rodada contra o corajoso esquadrão do Mons Calpe, o Lincoln perdeu a liderança do campeonato para o bravo Europa Football Club. Que depois venceria seu jogo na última rodada para sagrar-se campeão de Gibraltar pela sétima vez, a primeira desde 1952. Sim, a Liga de Gibraltar existe desde 1895! Tem que respeitar.

Assim, a série de 14 títulos fica igualada entre Lincoln e Skonto. Logo depois, com 13 títulos seguidos, vem o Rosenborg, campeão da Noruega entre 1992 e 2004. Aqui já estamos falando de uma liga maior, de um time que apareceu na Champions League atuando contra os grandes da Europa.

Na sequência, com 11 títulos, vem o Dínamo Zagreb. Desde a independência da Croácia e da criação da liga local (em 1992), sem a competição com outros times da ex-iugoslava, o Dínamo dominou o futebol local. Ganhou 18 títulos contra apenas 6 do Hajduk Split. Vinha sendo campeão desde 2006 e buscava o 12o título seguido.

Mas…..

No último fim de semana, o valente Rijeka conquistou o título croata pela primeira vez em sua história. E com uma rodada de antecipação. Vai receber a taça justamente no próximo sábado, em Zagreb, diante da torcida do Dínamo. Na capital. Com pompa e circunstância.

Rijeka é a terceira maior cidade da linda Croácia, com apenas 130 mil habitantes. O time já havia tido um título literalmente roubado pelo Dínamo em 1999. A festa pela conquista do último fim de semana foi de lavar a alma, como mostram os vídeos nesta notícia do ótimo site Trivela.

Agora, das ligas mais importantes da Europa, temos a Juventus com seis títulos seguidos, o Bayern de Munique, com cinco (também inédito na Alemanha), e o Benfica, com quatro em Portugal.

Das Ligas secundárias, a sequência mais notável é a do Olympiakos, na Grécia, com sete títulos consecutivos (e 19 nos últimos 21 anos). O Basel conquistou o oitavo título seguido na Suíça, também um recorde do país. Na Escócia, o Celtic foi campeão pela sexta vez consecutiva, mas ainda está longe da marca de nove títulos que tanto ele quanto o Rangers conseguiram no passado.

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.