Topo

Julio Gomes

Chelsea leva a Premier! Saiba quem mais pode ser campeão na Europa

Julio Gomes

12/05/2017 18h02

O título da Premier League estava cantado faz tempo. Foram várias as rodadas que mostraram que o Chelsea seria campeão, e o fato de os Blues estarem fora da Liga dos Campeões, totalmente focados no Campeonato Inglês, era uma vantagem e tanto.

O título antecipado veio nesta sexta-feira, na abertura da penúltima rodada, como uma vitória suada sobre o West Bromwich, fora de casa, por 1 a 0.

A Premier havia tido quatro campeões diferentes nos últimos quatro anos – é, de fato, o campeonato europeu grande que começa com mais candidatos ao título. O Chelsea, com Conte, repete o feito depois do título de 2015, com Mourinho. Desde a injeção bizarra de dinheiro do russo Roman Abramovich, que começou em 2003, o Chelsea, que completava naquele ano uma fila de 48 anos sem título nacional, conquista sua quinta Premier League.

Um título justo. Conte mudou o sistema no começo da temporada, passou a usar três zagueiros, deu liberdade a Hazard e contou com grande temporada de Diego Costa. Em relação ao time que fracassou na temporada passada, a grande mudança foi a chegada do volante francês Kanté, que veio do Leicester. Ele é o único bicampeão inglês e foi, na opinião deste blog, o melhor jogador do campeonato.

OUTROS CAMPEÕES?

A Europa já conhece os campeões da Inglaterra e da Alemanha (Bayern de Munique). Neste fim de semana, podem ser definidos os campeões na Itália, França, Portugal e Holanda.

Na Itália, faltam três rodadas e a Juventus é líder com sete pontos de vantagem para a Roma e oito para o Napoli. No domingo, 15h45, jogam Roma e Juventus em um confronto direto no Olímpico. O empate dará à Juventus o inédito hexacampeonato italiano. Se a Roma vencer, diminuirá a diferença para quatro pontos e ainda sobreviverá na briga.

Na França, o Monaco tem 86 pontos, contra 83 do tetracampeão PSG. Mas o Monaco ainda tem mais três jogos a fazer, o PSG só tem dois. No domingo, às 16h, o Monaco enfrenta o Lille (11o colocado) em casa. Será campeão se fizer um resultado melhor que o do PSG, que vai a Saint Étienne pegar o sétimo colocado da Ligue 1. Se os dois vencerem, o título não será ainda matemático, mas será do Monaco na prática – pois o saldo de gols do time do Principado é muito superior ao da capital (18 gols a mais).

Em Portugal, faltam duas rodadas e o Benfica tem cinco pontos a mais do que o Porto. Para ser campeão, basta ao Benfica vencer em casa o Vitória de Guimarães (quarto colocado), às 14h15 do sábado. Se não vencer no sábado, ainda assim será campeão se o Porto não derrotar o Paços Ferreira no domingo.

Por fim, na Holanda será disputada a última rodada no domingo, às 9h30. É o segundo match point para o Feyenoord, que não conquista o campeonato desde 1999. O time de Roterdã já poderia ter sido campeão na rodada passada, mas sentiu a pressão e perdeu por 3 a 0 para um time de meio de tabela. Agora, a vantagem para o Ajax caiu para apenas um ponto. O Feyenoord recebe o Heracles, nono colocado, eu seu estádio. Se vencer, será campeão. Se amarelar, terá de torcer contra o Ajax, que viaja para pegar o Willem II (12o colocado).

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.