Topo

Julio Gomes

Encontrar logo novo técnico é chave para renovação de Messi

Julio Gomes

02/03/2017 06h00

O anúncio da saída de Luís Enrique do comando técnico do Barcelona ao final da temporada foi surpreendente pela forma e pelo momento, logo após uma goleada e logo antes de tentar a difícil tarefa de sobreviver na Liga dos Campeões da Europa. Mas não foi surpreendente pela saída em si.

O clima estava ficando cada vez mais pesado, com críticas dos jogadores nas entrelinhas às formações táticas, entrevistas coletivas curtas e pouco amigáveis, imprensa catalã detonando o treinador. Era difícil imaginar que Luís Enrique renovasse.

Como o próprio presidente Josep Maria Bartomeu disse, a notícia acaba com as especulações sobre "se renova ou não". E ajuda o time a estar totalmente focado, sem distrações, no campeonato.

Agora resta a imprensa e torcedores especularem quem será o novo técnico. De cara, dois nomes parecem ter mais força: Jorge Sampaoli, atualmente no Sevilla, e Ernesto Valverde, no Athletic Bilbao. Mas esse debate, a priori, não invadirá nem atrapalhará o vestiário.

Exceto para um tal Messi.

O gênio argentino tem contrato com o Barcelona até o meio de 2018 e ainda não assinou a renovação. Segundo a imprensa local, Messi aguarda para saber qual será o projeto esportivo do Barça a partir do ano que vem – leia-se, influenciar ou decidir.

Só que, a cada dia que passa, ele se aproxima do fim do contrato atual. Imaginem Messi livre para negociar com outro clube. Saindo de graça!

Pensando na temporada atual, não haveria razão para pressa na escolha de um novo técnico. Mas, pensando na renovação de Messi, essa escolha é para ontem. Ele quer saber como serão os próximos anos antes de assinar um novo contrato.

A atual diretoria do Barça já se mostrou pouco competente para contratar jogadores. Vamos aguardar para saber se acertará a mão na hora de trazer um novo técnico, que saiba não só explorar o magnífico trio de frente, mas construir uma equipe equilibrada em todas as linhas.

Messi também está esperando. O relógio é o inimigo.

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.