Topo

Julio Gomes

Rodada de oitavas têm recorde de gols na Champions League

Julio Gomes

23/02/2017 06h00

O mata-mata da Champions League, o principal torneio interclubes do mundo, começou com tudo em 2017. Agora espalhadas entre duas semanas, as partidas de ida das oitavas de final tiveram 34 gols marcados, uma incrível média de 4,25 gols por jogo.

Destaques para os alucinantes 5 a 3 do Manchester City sobre o Monaco, os 4 a 2 do Atlético de Madri sobre o Bayer Leverkusen, ambos jogos de terça-feira, e os 5 a 1 do Bayern sobre o Arsenal e os 4 a 0 do PSG sobre o Barcelona, na semana passada.

Também na semana passada, o Real Madrid fez 3 a 1 no Napoli e o Benfica ganhou por 1 a 0 do Borussia Dortmund. Ontem, quarta-feira, as partidas de ida foram finalizadas com os 2 a 0 da Juventus no Porto e os 2 a 1 do Sevilla sobre o Leicester. Não houve empates nos oito jogos.

Bayern, PSG, Juventus e Atlético de Madri encaminharam classificação para as quartas de final. Real Madrid e Manchester City podem perder por um gol de diferença em Nápoles e Mônaco, mas estes são duelos que prometem muitos gols na volta. Benfica e Sevilla jogarão por empates fora de casa após vitórias por diferença mínima na ida.

Desde a criação da Champions, na temporada 92/93, nunca as partidas de ida das oitavas de final tinham registrado tantos gols. Jogos de ida de mata-mata costumam mostrar times mais cautelosos, tentando evitar uma goleada – que representaria uma espécie de eliminação precoce antes da volta.

A marca anterior era de 26 gols, nos jogos de ida das oitavas de final de 2013/2014. Foram 30% a mais de gols neste ano.

Se considerarmos os jogos de volta de oitavas de final, a marca de 34 gols em 8 partidas igualou o recorde estabelecido na temporada 2011/2012 – naquela ocasião, Barcelona e Bayern de Munique fizeram sete gols em seus rivais.

O primeiro ano oficial da competição com o nome Champions League foi na temporada 92/93. Somente a partir da temporada 97/98 começaram a participar da competição também times que não eram os campeões nacionais de seus países. A regra mudada 20 anos atrás fez com que a competição englobasse sempre quase todos os grandes clubes  da Europa e se tornasse na melhor do mundo.

Entre 1955 e 1992, a competição era chamada de Copa dos Campeões da Europa. Jogavam só os campeões domésticos e não havia fase de grupos. Era mata-mata desde o início. Nas primeiras edições, a disputa já começava nas oitavas de final. Depois, por muitas décadas, a segunda fase eliminatória era a equivalente às oitavas. Foi assim até 93/94. Entre 94/95 e 2002/2003, foram realizadas uma ou duas fases de grupos até o mata-mata, que já começava nas quartas de final. Desde 2003/2004, o formato é igual ao de hoje, com uma fase de grupos seguida de oitavas de final.

Se considerarmos o período de Copa dos Campeões da Europa, antes da criação da Champions, somente três pernas de oitavas de final tiveram mais gols do que a que vimos neste mês de fevereiro.

Em 63/64, 39 gols foram marcados nas partidas de volta das oitavas. Em 55/56 e 56/57, nas duas primeiras edições do torneio, foram marcados 37 e 38 gols, respectivamente, nos jogos de ida das oitavas (que eram a primeira fase e reuniam times de níveis muito distintos). Além, claro, de estarmos falando de uma época em que mais gols eram marcados.

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.