Topo

Julio Gomes

A Vanderlei o que é de Vanderlei

Julio Gomes

06/08/2016 00h17

 

 

 

 

Stefano Baldini. Quem se lembra dele? É um grande, sem dúvida. O italiano tem uma medalha de ouro guardada em casa. Ganhou uma maratona olímpica. Aquela maratona. A maratona que para sempre será de Vanderlei Cordeiro de Lima.

Nunca saberemos se Vanderlei ganharia aquela prova em Atenas, 12 anos atrás. Mas quando ele foi derrubado pelo lunático padre irlandês chamado Cornelius Horan, a 7km da chegada, as chances de ouro acabaram.

A partir daquele momento, não importava mais quem ganharia.

O melhor de todo o episódio foi a reação de Vanderlei. Entrou no estádio fazendo aviãozinho, feliz da vida pela terceira colocação. Percebam. Vivemos no país do mimimi. No país em que mais se culpa os outros pelos próprios problemas, geralmente causados por nós mesmos. O país do vitimismo.

Com Vanderlei, não teve nada disso. Que pena seu exemplo não ter sido seguido por todos nós. Mas que bom que tenha sido reconhecido pelo mundo todo. Ele tem a medalha Pierre de Coubertin em casa, pelo exemplo de espírito esportivo.

E agora ele tem a honra maior que um brasileiro poderia ter: acendeu a pira olímpica.

Honra que talvez nunca tivesse, não fosse o tal padre. Honra que talvez nunca tivesse, não fosse um fato que teria destruído carreira e vida da maioria, incapazes que somos de superar o "se". "Se aquilo tivesse sido diferente". Mas que não destruiu Vanderlei. Pelo contrário.

O padre lunático nos fez um favor. Eternizou um gesto. Eternizou a melhor das maneiras de se levantar após o tombo. Com bom coração, sorriso no rosto. Cabe a nós, seguir Vanderlei e tanta luz que ele espalha.

Pelé é o brasileiro mais famoso de todos os tempos. Se hoje somos adorados pelo mundo todo, se nos livramos de enrascadas no exterior apenas mostrando a camisa da seleção brasileira, tudo isso é por causa de Pelé. Ele é nosso maior representante. Uma pena que não tenha podido acender a pira. Mas há males que vêm para bem.

O incorrigível é o incorrigível. Tem coisas que simplesmente não podemos mudar. Mas, com o tempo, podemos aplacar.

A Vanderlei o que é de Vanderlei. A Vanderlei o que sempre foi de Vanderlei.

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.